Governo do Ceará entrega requalificação e urbanização no entorno do Palácio da Abolição
25 de março de 2022 - 14:10 #Data Magna #Espaço Abolição #Medalha da Abolição #Palácio da Abolição #requalificação e urbanização
Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner - Fotos
Espaço Abolição valoriza e melhora o acesso aos equipamentos do Governo do Ceará, além de organizar o trânsito na região
O Governo do Ceará entregou nesta sexta-feira (25) as obras urbanísticas do entorno do Palácio da Abolição, no bairro Meireles, onde funciona a sede do Poder Executivo Estadual. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.
O empreendimento transforma a paisagem urbana do local em um grande espaço de convivência e circulação, integrando Palácio da Abolição, o Gabinete da Vice-Governadoria, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e outros órgãos do Governo do Ceará. No mesmo local também está o Mausoléu Castelo Branco, importante monumento de arquitetura peculiar que também compõem as edificações da área e foi restaurado para a sua forma original com o auxílio de fotos datadas da inauguração da obra. O entorno do mausoléu e o espelho d’água também foram preservados e recuperados. O destaque especial fica para a área arborizada e urbanizada e pela padronização das vias do entorno, no mesmo molde do Polo Gastronômico da Varjota.
Para o governador, esse é um momento de se valorizar o belo espaço, que é um grande patrimônio da cidade de Fortaleza. “Logo após completar 50 anos do Palácio da Abolição, é emblemático inaugurar o Espaço Abolição, logo no dia 25 de março, Data Magna do Estado”.
“Transformamos aqui um espaço que não era utilizado, era antiga CIOPS – transferida para a Secretaria de Segurança Pública -, em mais um espaço de atração turística. Fizemos toda uma intervenção no entorno, com piso intertravado, regularização das calçadas, e internalização da energia, que você não vê mais postes e fios nesse espaço. Um bosque aberto para a população, integrando com a cidade, é impressionante a quantidade de pessoas que passeiam aqui à noite, caminhando as famílias com seus filhos e animais de estimação. É mais um presente pra cidade de Fortaleza, a gente quer fazer uma programação diferente, que a Orquestra Sinfônica possa se apresentar aqui no finalzinho da tarde. Mais uma vez quero agradecer e parabenizar aos trabalhadores dessa obra, e que sejam todos bem vindos aqui”, pontuou o governador.
A pavimentação em piso intertravado foi implantada nas ruas Tenente Benévolo, Deputado Moreira da Rocha, Silva Paulet e avenida Barão de Studart. A obra de requalificação se fez necessária para tornar mais eficiente e organizado o acesso aos prédios do Governo.
“Temos mais um espaço para ser aproveitado pelos fortalezenses, e quem por aqui chega, estamos em um corredor turístico. Eu valorizo muitíssimo exatamente esses espaços que tornam a cidade mais agradável, mais acolhedora, e vamos continuar fazendo projetos mais bonitos para Fortaleza na sequência”, apontou a vice-governadora Izolda Cela.
O prefeito de Fortaleza disse que só tem a agradecer, por Fortaleza receber mais um espaço tão bonito, e em uma data tão especial. “Fortaleza recebe na Data Magna o Espaço Abolição, não poderia ser mais especial, numa data que celebra a liberdade. Um espaço que se integra ao Museu da Imagem e do Som (MIS), e no caminho da Avenida Beira-Mar”, agradeceu.
Para o fortalezense Paulo de Souza, o local já é apreciado por ele e a sua cachorrinha, Pretinha, há algumas semanas. “Moro aqui do lado, e estou muito feliz com a abertura desse espaço, ficou bonito. Eu sempre passeio aqui com a Pretinha, que resgatei um ano atrás. É uma área ótima, arborizada, relaxamos por aqui, uma chamada área de fuga do dia a dia. Todos os dias encontramos outros cachorrinhos, e todos curtem um espaço agradável para a gente e para os cachorros, percebemos que cada dia mais o pessoal vem aproveitando o espaço”, disse.
Autoridades presentes
Estiveram presentes ao evento o secretário chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o superintendente de Obras Públicas (SOPS), Quintino Vieira, o titular da pasta da Saúde, Marcos Gadelha, o secretário das Cidades, Marcos Cals, Carlos Décimo, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Fabiano Piúba, titular de Cultura do Ceará, o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, o Secretário Executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, o titular da Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Francisco Cavalcante, o Coronel Comandante-Geral do Corpo Militar de Bombeiros, Ronaldo Roque, e o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque; os deputados estaduais Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, Walter Cavalcante, Tin Gomes, Marcos Sobreira, prefeitos do Interior cearense, vereadores e convidados.