Instituto Sérvulo Esmeraldo é inaugurado em Fortaleza e conta com patrocínio da Cagece

28 de março de 2022 - 10:26 # # # # #

Ascom Cagece

O artista que colocou a Capital alencarina no circuito das artes plásticas do Brasil e do mundo agora dá nome a um importante equipamento de acervo cultural e documental em Fortaleza: a sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo. Inaugurado na última semana, no bairro Salinas, o projeto cujo objetivo é salvaguardar a memória e as obras do artista Sérvulo Esmeraldo, conta com o patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A Cagece, apoiadora da arte e conhecedora da relevância do “artista das linhas” para Ceará, atentou especialmente para a simbologia de Sérvulo no saneamento no estado, graças à obra “Interceptor Oceânico”, hoje um cartão postal da cidade, localizado na avenida Beira-Mar. A obra foi inaugurada em 1978, quando o Governo do Ceará lançou o projeto de ampliação do esgotamento sanitário e encomendou a obra, como uma espécie de homenagem à evolução do saneamento básico da capital.

A obra coabita o ano de lançamento do interceptor oceânico e do emissário submarino do sistema de esgotamento, verdadeiros marcos da companhia para a implantação dos novos modelos de coleta, tratamento e correta destinação do esgoto no estado. O monumento representa a interligação dos esgotos e interceptações dos cursos d’água, com o intuito de demonstrar conexão, evolução, e não à toa, aponta para a imensidão do mar.

Além de Interceptor Oceânico, o “obelisco” criado por Sérvulo Esmeraldo, carrega o título oficial de Monumento ao Saneamento Básico, mas dá asas à interpretação dos fortalezenses, uma vez que de tão presente na vida alencarina, recebe alcunhas e interpretações variadas. Quarenta anos depois, após uma recente restauração, o monumento continua localizado na feirinha da Beira-Mar, no bairro Meireles, adornando a orla e estampando toda a geometria de Sérvulo no calçadão.

Instituto Sérvulo Esmeraldo

O equipamento é um importante acervo do cearense composto por esculturas, maquetes, vídeos, livros , etc, que contam a história da obra de Sérvulo por meio, também, de ilustrações e gravuras. A fundadora, curadora e organizadora do projeto é Dodora Guimarães, viúva do artista.

O arquivo estará disponível a partir deste mês de março para pesquisas de arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas visuais, estudantes e profissionais das mais diversas áreas e admiradores do trabalho de Sérvulo Esmeraldo. As visitas podem ser realizadas mediante agendamento.

Serviço

Agendamento gratuito para visitação: através do email: institutoservuloesmeraldo@gmail.com .
As visitas são realizadas de 3ª a 6ª, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 14h às 17h. A sede do Instituto está localizada à Av. Rogaciano Leite, 300. Casa 14. Salinas.