“Papo Saúde ESP” debate a construção da coragem coletiva no enfrentamento à pandemia da covid-19

28 de março de 2022 - 16:30 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE

Uma noite para discutir sobre as memórias, os sentimentos, os resultados e o histórico de dois anos de enfrentamento à pandemia no Ceará. Reunindo essas e outras questões relacionadas ao trabalho da rede de saúde pública cearense, o livro Covid-19: a construção da coragem coletiva será o tema do Papo Saúde ESP desta terça-feira (29).

A live começa às 19h30 e será transmitida pelo perfil oficial do Instagram (@espceara) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Participam da conversa virtual os dois editores do livro: o gerente de Pesquisa em Saúde, Jadson Franco, e a assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão em Saúde, Lígia Lucena.

Com lançamento previsto para a próxima quarta-feira (30), a publicação, organizada pela autarquia, reúne uma série de artigos sobre algumas práticas que fizeram e têm feito a diferença no contexto pandêmico do último biênio. Cerimônia será realizada para convidados.

LEIA MAIS: ESP/CE lança livro com relatos e práticas do enfrentamento à pandemia de covid-19

Para Jadson Franco, o livro é uma entrega da ESP/CE para a sociedade a partir de uma narração dos diferentes tipos de enfrentamento que a instituição e a Sesa fizeram no contexto da crise sanitária. “A obra foi pensada a partir de uma situação-problema que envolveu quais as estratégias que implantamos, as entregas que alcançamos e o legado que essa produção deixa para a saúde pública”, diz.

Com autoria de quase 80 profissionais das áreas da assistência, pesquisa, educação, gestão e comunicação, a publicação técnico-científica reúne, ao todo, 19 capítulos, sendo o último deles assinado por Lígia Lucena. A gestora destaca o trabalho de observação e de pesquisa realizado por profissionais e pesquisadores nos seus ambientes de prática. “Como no caso do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), que foi uma referência para nós dentro da pesquisa Rescovid desde a sua implantação até a organização de registros e prontuários dos profissionais que atuavam na unidade”, pontua.

Estreia de nova “live”

Além do Papo Saúde e do Papo SUS, a ESP/CE iniciará, na próxima quinta-feira (31), mais um projeto de fomento e divulgação de informações no campo da saúde pública. Intitulado Ih! Nova Live, a iniciativa vai trazer uma nova série de transmissões ao vivo dedicadas à discussão de estratégias de inovação e educação em saúde produzidas dentro e fora da Escola.

Idealizado pelo Laboratório de Inovação do SUS Ceará (Felicilab), o projeto será transmitido também pelo perfil do Instagram da ESP/CE quinzenalmente, a partir das 19 horas.

Serviço

Papo Saúde ESP
A construção da coragem coletiva no enfrentamento à pandemia da covid-19
Quando: terça-feira (29), às 19h30
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram