Hias recebe novas incubadoras e berços aquecidos para pacientes neonatais

29 de março de 2022 - 16:57 # # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias - Texto e fotos

Aquisições fazem parte do projeto de modernização do parque tecnológico do hospital

As unidades neonatais do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam incubadoras mais modernas. Os novos equipamentos são fruto de um esforço contínuo da Direção em prol de melhorias na infraestrutura e na assistência a pacientes atendidos pelo hospital. O Hias dispõe de 35 leitos de Neonatologia destinados a bebês de zero a três meses, divididos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e médio risco.

Dos 40 itens recebidos, 19 foram instalados no Bloco A (médio risco), 12 serão enviados para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e quatro, para o Centro de Emergência Pediátrica (CEP). Os demais serão distribuídos sob demanda.

Neste mês, o hospital recebeu também 15 berços aquecidos, que foram entregues para o Bloco A, para o CTI, para o Centro Cirúrgico, para o CEP e também para as UTIs pediátrica e pós-cirúrgica. Assim como as incubadoras, o equipamento fornece um microambiente com temperatura confortável e estável a pequenos pacientes que precisam de assistência adicional durante a internação, com a diferença que podem ser utilizados por bebês maiores.

Berços fornecem microambiente com temperatura confortável e estável a pequenos pacientes que precisam de assistência adicional durante a internação

Para o médico neonatologista e coordenador do Bloco A, Fernando Benevides, a chegada dos equipamentos é um marco importante e muito esperado pela unidade. “Será um grande avanço para os nossos bebês, garantindo melhor segurança e evitando a hipotermia, tão deletéria para os recém-nascidos. Uma vitória! As crianças e todos nós que fazemos a Neonatologia do Hias somos muito gratos. Com tecnologia avançada e humanização, podemos oferecer uma assistência ainda melhor para os nossos pacientes”, celebra.

Os equipamentos fazem parte da lista de itens do projeto de modernização do parque tecnológico do Hias. As aquisições foram feitas com recursos oriundos da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), monitorados pela Unidade de Gerenciamento de Processos (UGP) da Sesa.

Modernização

Além de incubadoras e berços aquecidos, o Hias recebeu um novo arco cirúrgico para fornecer imagens em tempo real, com alta resolução, possibilitando o monitoramento médico para ação imediata em eventuais correções durante a cirurgia. A chegada da estrutura ao hospital foi comemorada pelo coordenador do Centro Cirúrgico, Rocino Marinho.

Arco cirúrgico gera imagens em tempo real, com alta resolução, possibilitando monitoramento médico mais preciso

“No Hias, realizamos cirurgias de alta complexidade que, em todo o Ceará, só são realizadas aqui, como as de Oncologia ortopédica, cirurgia para atresia de vias biliares, procedimento para tratamento de invaginação intestinal sem cirurgia e implante de cateteres de longa permanência para hemodiálise e quimioterapia, e todos necessitam de arco cirúrgico. O novo equipamento nos permite realizar um exame com qualidade bem maior, facilitando as decisões cirúrgicas, além de possibilitar que múltiplas especialidades realizem procedimentos simultaneamente com o uso de arco, pois passamos a contar com duas unidades para a realização das cirurgias”, afirma.

Dentro do projeto de modernização do parque tecnológico, o hospital recebeu também o equipamento para realização do exame de emissão otoacústica para a detecção de alterações auditivas de origem coclear, muito utilizado em recém-nascidos. Em breve, a unidade será contemplada, ainda, com sistema de videolaparoscopia, aparelho de raio-X digital fixo, monitores multiparâmetro, aparelho de fototerapia e equipamento de ressonância magnética.