14º Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce bate recorde de inscrições de escolas

31 de março de 2022 - 16:40 # # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce Texto
Francielma Bernardino Artes gráficas

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu, neste ano, cerca de 400 inscrições de todo o Estado no 14º Concurso de Frases e Desenhos, representando um aumento de 45% no número de escolas em relação ao ano passado. O certame promovido pelo equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) bateu recorde de participações de instituições de ensino pelo segundo ano consecutivo. Os trabalhos selecionados irão compor o calendário de 2023 do hemocentro.

O Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce tem como objetivo conscientizar os estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, contribuindo na formação do doador do futuro. Neste ano, o Hemoce Fortaleza recebeu 152 inscrições, a maior quantidade, seguido das unidades regionais de Crato (104), Sobral (69), Juazeiro do Norte (36), Quixadá (23) e Iguatu (12).

“É com muita alegria que, por mais um ano consecutivo, batemos recorde de inscrições no concurso. A participação de mais escolas no certame é a oportunidade de mais estudantes conhecerem e se conscientizarem sobre a importância da doação de sangue voluntária e altruísta, tornando-os, assim, possíveis doadores e captadores no futuro. Queremos agradecer a todas as escolas que estão participando desse momento cultural e educativo”, diz Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Com o fim das inscrições, a próxima fase do concurso é o envio de desenhos, frases e vídeos produzidos pelos alunos, entre os dias 1 e 15 de maio, para o e-mail oficial do certame de cada região de abrangência do Hemoce.

A seleção é dividida em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade do estudante. Os alunos do Ensino Fundamental I e II participam do concurso com desenhos que ilustram a doação de sangue. Já os discentes do Ensino Médio podem enviar frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo é aberta a todos. As produções devem incentivar a doação de sangue e podem abordar os temas Cidadania, Responsabilidade social e Voluntariado.

Serão eleitos 36 materiais – 12 de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos). As frases e os desenhos irão ilustrar as páginas do calendário anual do Hemoce, e os vídeos serão veiculados no canal oficial do hemocentro no YouTube.

Os trabalhos selecionados serão escolhidos e julgados pela comissão organizadora e divulgados no dia 7 de junho deste ano nas redes oficiais de comunicação do Hemoce.

Concurso Frases e Desenhos

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.

No ano passado, 2.499 trabalhos foram enviados e mais de 270 escolas se inscreveram no certame em todo o Ceará, representando um aumento de 150% em relação a 2020.

Nas 13 edições anteriores, a iniciativa contou com a participação de mais de cinco mil alunos e cerca de 300 escolas.

Serviço

Envio dos trabalhos: 1 a 15 de maio
Divulgação dos trabalhos selecionados: 7 de junho