Cidade Mais Infância une o lúdico ao educativo para o desenvolvimento das crianças

31 de março de 2022 - 20:36 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja, Helene Santos e Ariel Gomes - Fotos

Com 7 mil m², o equipamento pioneiro do Governo do Ceará, no âmbito do Programa Mais Infância, foi apresentado nesta quinta-feira (31)

Cores, formas e possibilidades de aprendizagem compondo uma cidade cenográfica projetada para desenvolver toda a criatividade e capacidade de percepção das crianças. Assim é a Cidade Mais Infância, exposição interativa pioneira no Brasil, construída pelo Estado dentro do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O espaço foi apresentado pelo Governo do Ceará na tarde desta quinta-feira (31).

O equipamento, que integra o Programa Mais Infância Ceará, foi apresentado nesse primeiro momento exclusivamente para crianças, entre filhos e filhas de operários que atuaram na obra e integrantes de projetos sociais do Governo do Ceará.

A cidade cenográfica de 7 mil m² foi aberta pelo governador Camilo Santana acompanhado dos ilustres visitantes que, de olhos e sorrisos abertos, expressaram encantamento a cada novo detalhe descoberto. Também estiveram presentes a vice-governadora Izolda Cela; a primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância, Onélia Santana; o secretário Arialdo Pinho, do Turismo, e Socorro França, da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; e outras autoridades.

Ao todo, a cidade conta com 34 espaços temáticos, incluindo teatro, escolinhas – de ensino infantil, gastronomia e educação para o trânsito –, areninha, museus – de artesanato e paleontologia –, aeroporto, pista de corrida, além de brinquedos interativos e outros empreendimentos públicos que permitem aos pequenos compreender a dinâmica, as profissões e os serviços de uma cidade real.

“Aqui é uma cidade que vai funcionar para as crianças, por etapas. Tem áreas para os pais tomarem sorvete. Temos equipamentos públicos do Estado, como areninha, hospital, teatro, banco, Política Militar, Detran, Cagece, aeroporto e escola de gastronomia. As crianças vão fazer parte dessa cidade”, destacou o governador Camilo Santana.

A primeira-dama do Ceará enalteceu que a concepção da cidade é uma ação pioneira no Brasil. “Foi baseada em experiência [realizada] no México. Em nossa Capital, o turista que vier com a família e os filhos com certeza vão vir conhecer este espaço. E as nossas crianças cearenses, especialmente, vão ter esta oportunidade de brincar e se divertir com foco na educação e desenvolvimento infantil de forma integral. Aqui fala de alimentação saudável, da nossa cultura e nossa história”, detalhou Onélia Santana.

A abertura ao público acontecerá, de forma gradual, com operação assistida no início, e focado em grupos específicos, como estudantes de escolas públicas, que terão acesso gratuito. O funcionamento pleno será divulgado em momento posterior.

Além disso, segundo o governador, as entradas pagas pelos visitantes que não se encaixam no público que terá isenção serão revertidas em recursos para o Fundo Mais Infância Ceará. A lei que institui o Fundo foi assinada durante a apresentação do equipamento.

Brincar, aprender e sonhar

A cidade amplia a imaginação de crianças como os três filhos do eletricista Gilson Sales, que trabalhou para iluminar a Cidade Mais Infância. Emocionado, o pai reconhece a importância de oportunizar espaços para que os filhos sonhem enquanto se divertem e aprendem. “É muito bom proporcionar este espaço para meus filhos e trabalhar neste projeto para as crianças de Fortaleza”, comemorou.

Outra criança que ficou encantada foi Kemilly de Paula Barbosa, 3, filha da dona de casa Cristina Barbosa, 42, e do bombeiro hidráulico, André Luiz, 32. Brincando, a pequena interagiu com as possibilidades da escolinha pública, o lugar preferido por ela na Cidade Mais Infância.

“Estou feliz porque não só a minha, mas outras crianças vão desfrutar deste espaço. A minha está admirando [a escola]. Ela gosta muito de estudar, é bem sabida”, disse Cristina.

Após o passeio, o público assistiu à apresentação teatral “As Aventuras do João Sortudo”, da Companhia Prisma de Artes.

Fundo Mais Infância Ceará

A iniciativa, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará e sancionada pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (31), reunirá recursos destinados ao financiamento de ações e projetos no âmbito do Mais Infância Ceará e iniciativas voltadas à formação humana, à promoção do desenvolvimento social, especialmente infantil, e à superação da extrema pobreza no Estado.