Corpo de Bombeiros orienta sobre o que fazer caso panela com óleo pegue fogo

1 de abril de 2022 - 13:38 # # #

Ascom CBMCE

Acidentes domésticos ocorrem com muita mais frequência do que se imagina. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) lança um alerta sobre o risco de incêndio quando se derrama água sobre o óleo quente. “Nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C”, orienta o tenente-coronel Giuliano Rocha.

Isso acontece porque água e óleo são duas substâncias que não se misturam. Por natureza, as moléculas de água são polares, enquanto as moléculas de óleo são apolares. “No caso de jogarmos água sobre o óleo quente, a água evapora instantaneamente, produzindo um gás que espalha o óleo no ambiente e causa uma explosão”, complementa o oficial.

A tendência é que, ao agir dessa maneira, o fogo se alastre e atinja pessoas, com o risco de danos materiais e de vidas. A orientação da corporação é que, em caso de fogo numa panela de óleo, sejam desligados os registros do fogão e do botijão de gás. Em seguida, abafe a panela com a tampa e cubra-a com um pano levemente molhado, torcendo-o para retirar o excesso de água. Espere que a panela esfrie e evite a reignição do fogo.