Precabura, maior lagoa da Grande Fortaleza, será transformada em uma unidade de conservação

1 de abril de 2022 - 13:35 # # # #

Ascom Sema

Em breve, Fortaleza ganhará uma Unidade de Conservação (UC) estadual. O titular, Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informou, por ocasião da solenidade de entrega do Polo Gastronômico e Ambiental da Sabiaguaba, dia 30 de março, que os estudos para a criação da UC Lagoa da Precabura já foram iniciados. “É uma das áreas mais belas e a maior lagoa da Região Metropolitana de Fortaleza, com uma área e 518.400 metros quadrados, dividindo os municípios de Fortaleza e Eusébio, com flora e fauna, ainda muito relevantes, e desde muito tempo, reivindicada a proteção da mesma”, disse.

De acordo com o secretário, mesmo sendo uma área com o entorno muito antropisado, tem grande potencial para se tornar uma área protegida. “A criação da UC atende a uma determinação da vice-governadora Izolda Cela, e também, pedidos de parlamentares e de outras lideranças ambientalistas do Ceará”, informou. Disse ainda que com o apoio da Prefeitura do Eusébio e da Prefeitura de Fortaleza, a área protegida deverá ser criada no segundo semestre deste ano. “Será com certeza, um grande ganho para o meio ambiente da Grande Fortaleza”, encerrou.

Saiba mais

As UCs são criadas apenas por ato do Poder Público, seja no âmbito dos governos federal, estaduais ou municipais, podendo ser públicas ou privadas. No caso do Ceará, a Sema é a responsável pela criação de UCs e em âmbito federal, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio).

Para saber mais sobre UCs no Estado do Ceará visite o site da Sema: