Governo do Ceará entrega à população o Centro Cultural do Cariri, em Crato

2 de abril de 2022 - 00:19 # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional - Texto
Helene Santos, Carlos Gibaja e Nivia Uchoa - Fotos

Foi inaugurada a parte externa do complexo voltada para o esporte e lazer, com areninha, pista de skate e brinquedopraça

A região sul do estado ganhou um importante espaço para as manifestações culturais, aliadas à convivência da população através de equipamentos de esporte e lazer. Nesta sexta-feira (1), em sua última agenda como governador do Ceará, Camilo Santana inaugurou o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato. O local possui quase 52,5 mil m², sendo 12 mil m² edificados e uma vasta área verde. Nesta primeira etapa entregue, foram inauguradas areninha, pista de skate e brinquedopraça.

O Centro Cultural do Cariri será um local de resgate e representatividade, na visão do governador Camilo Santana. “Esse equipamento estava abandonado. Nós estamos transformando esse espaço em um espaço de conhecimento, de saber, de resgatar nossas raízes, a nossa história. É disso que nós estamos falando. Esse parque vai até quase o rio Batateira. Tem dois equipamentos que a Izolda (Cela) ainda vai entregar mais para frente. Um belo teatro e um planetário que está só esperando chegar os equipamentos”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

Com essa mescla de setores envolvidos, a ideia é que o espaço funcione como um centro cultural parque. “Não é por acaso que um governo que começou com um forte compromisso com a cultura tem hoje, aqui, esse momento de despedida do governador Camilo Santana, no templo da cultura, da arte, nesse Cariri Sagrado, nesse Cariri pulsante de cultura e de um povo criativo”, comentou a vice-governadora Izolda Cela, que neste sábado assume a gestão estadual.

Cultura, esporte e lazer

A área externa vai contar ainda com planetário, quadra de areia, palco, bosque e jardim. Na parte interna, as obras de edificação continuam. Lá, serão disponibilizados espaços expositivos, teatro, reserva técnica, biblioteca, salas de aula, laboratório fotográfico, estúdio de rádio, administração, salas de pesquisa e ações formativas, espaço multiuso, restaurante, café e loja.

O Centro, que leva o nome do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, irá compor a Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. O projeto foi pensado para ser um lugar para agregar as comunidades da região e pesquisar as relações entre natureza e cultura.

O secretário da Cultura, Fabiano Piúba, ressaltou o papel que o equipamento vai ter para a região e suas riquezas. “Esse lugar é sagrado. Aqui reúne cultura, natureza e ciência. Esse é o maior centro cultural do Ceará. E ele vai reverberar o Cariri para o mundo e o mundo vai se encontrar com o Cariri aqui. Então, viva o Centro Cultural do Cariri”, afirmou Piúba.

O prédio que abriga o Centro Cultural do Cariri foi erguido em 1946 para abrigar o Seminário da Ordem da Sagrada Família. Em 1973, o espaço recebeu o Hospital Manoel de Abreu, que foi desativado em 2014. Em 2017, a edificação teve as suas fachadas tombadas, preservando as características originais do edifício, mediante o seu valor histórico para o município do Crato.

As parcerias entre o Governo do Ceará e o Município visando a melhoria da qualidade de vida da população e geração de oportunidades foram enaltecidas pelo prefeito Zé Ailton. “A palavra é de gratidão por essas parcerias. Muito foi realizado nesta cidade. Foram inúmeras obras que conseguimos. Parque de Exposição, avenidas, esse centro cultural e tantas outras conquistas”.