PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará autoriza obras para melhorias do sistema de esgotamento sanitário de Eusébio

5 de abril de 2022 - 12:15 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

A iniciativa beneficia diretamente mais de 18 mil pessoas e dá mais infraestrutura ao desenvolvimento do município

A população de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), será beneficiada com melhorias do sistema de esgotamento sanitário nos bairros Guaribas e Autódromo. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pela governadora Izolda Cela na manhã desta terça-feira (5). Também estiveram presentes o secretário das Cidades, Marcos Cals, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves.

Além de beneficiar diretamente os moradores da sede do município, a iniciativa também assegura mais infraestrutura para que Eusébio, que apresenta crescimento demográfico e econômico, continue a receber novos empreendimentos imobiliários. “O Governo do Estado segue investindo em melhorias de saneamento básico aos cearenses. Assinamos nesta manhã a ordem de serviço para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com investimento de R$ 7,4 milhões, a obra vai beneficiar mais de 18 mil pessoas do município”, afirmou Izolda Cela.

As melhorias preveem a ampliação da rede de esgoto e da capacidade da estação de tratamento de esgoto do bairro Guaribas. “Nós tivemos empreendimentos recentes com muitas residências sendo instaladas nesse bairro, e precisou de uma ampliação na estação de bombeamento. Vamos contemplar residências que não tinham rede de esgoto e aumentar a capacidade da estação de bombeamento para recepcionar tudo que está lá, e ainda ter expansão”, explicou Neuri Freitas.

Já os moradores do bairro Autódromo serão beneficiados com a construção de uma nova estação elevatória de esgoto, além da ampliação de rede coletora de esgoto e de linha de recalque. “Nessa área já tinha uma rede de esgoto antiga feita pelo próprio município que estava sem funcionalidade, sem tratamento e destinação. Vamos pegar todo esse esgoto da região, que hoje está sendo lançado nas ruas ou em fossas, e vai ser coletado pela companhia, bombeado até o sistema existente, e vai até o Sistema de Esgoto do Aquiraz. Todo o esgoto do Eusébio é bombeado até o Aquiraz, onde é tratado na estação de tratamento que temos lá”, complementou Neuri.

“O crescimento da cidade tem exigido maior capacidade de bombeamento dos esgotos e de armazenamento. Com isso, vai solucionar definitivamente esse problema das áreas que já tinham saneamento. Agora, vamos esperar a PPP [Parceria Público-Privada] para ter o saneamento de toda a cidade”, ressaltou Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio.

O projeto da Parceria Público-Privada que viabilizará a universalização do esgotamento sanitário nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, no Sul do Ceará, está em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A iniciativa contemplará todos os municípios atendidos pela Cagece nessas regiões.