Programação do mês de Abril no Cineteatro São Luiz

5 de abril de 2022 - 14:55 # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz - Texto

A programação do mês de abril está intensa e com toda diversidade de que é capaz o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar. No mês em que se celebra a Dança, o aniversário da cidade de Fortaleza e a luta dos povos indígenas no Brasil, o São Luiz traz tudo isso e muito mais ao longo da programação.

Além das atrações artísticas em dança, música e cinema, o Cineteatro traz novidades e retoma uma faixa especial, o “Curta São Luiz”, que leva artistas para a calçada do São Luiz ao meio-dia, fazendo a alegria de quem circula pela Praça do Ferreira. Na primeira edição do mês, apresenta-se o Mestre da Cultura Geraldo Amâncio. Show de humor também compõe a programação do mês, com a presença de vários artistas no palco no Dia Nacional do Humorista, 12 de abril, em homenagem a Chico Anysio.

Uma das novidades é a estreia do podcast “Sons do Ceará” na Rádio Universitária FM. A produção resulta de uma parceria do Cineteatro com a Fundação Cearense de Pesquisa Cultura (FCPC). Trabalhando com as linguagens do cinema e da música, o “Sons do Ceará” aborda a trajetória de profissionais do audiovisual ligados à pauta musical, assim como profissionais da música cujos trabalhos interagem com o cinema e o audiovisual. Nas edições de abril, o programa traz Mona Gadelha e Dawlton Moura.

A outra novidade é a realização do projeto “Diálogos Contemporâneos”, que começa em abril e termina em maio, trazendo autores renomados da literatura brasileira para discutir temas de grande relevância na atualidade. Em abril, o projeto promove encontros com Mary Del Priore, Fernando Morais, Tony Belloto e Preta Ferreira. Mais detalhes da programação, logo abaixo dos destaques seguintes.

Dança

Abrindo o mês em parceria com o Ballet Hugo Bianchi, o São Luiz apresenta a programação “Abril para Dança: Especial Hugo Bianchi” na faixa Curta Mais Dança. É uma edição dedicada ao bailarino, com espetáculos do Ballet Hugo Bianchi no palco do Cineteatro e entrevistas em vídeo com pessoas que fizeram parte da vida do mestre, falecido em janeiro deste ano aos 95 anos e que se tornou referência da arte no Ceará. Entrada gratuita.

Na segunda semana de abril, a Cia Dita encena o espetáculo “Fortaleza” numa temporada de três dias no São Luiz. A montagem, que estreou em 2019, busca fazer um paralelo entre o corpo e a cidade. A atividade compõe a faixa de programação Curta Mais Dança. Para público de 80 pessoas, maiores de 18 anos, com ingressos nos valores de 20,00 (Inteira) 10,00 (meia).

Música

Shows de Alessandra Leão, Duo Groove e Khrystal, Marcus Caffé, Marcelo Jeneci, Raimundo Fagner, Ilê Aiyê e Orquestra Sinfônica da UECE ocorrem ao longo do mês. A programação virtual também traz produções feitas localmente na faixa “Sons do Ceará”, no Youtube. Confira mais detalhes sobre cada apresentação na programação dia a dia abaixo.

Cinema

A pré-estreia de “Medida Provisória” marca a programação de cinema do Cineteatro, com presença do ator Lázaro Ramos, que dirige o longa-metragem, dia 13. Ingressos para a pré já estão esgotados, mas estão disponíveis para as demais sessões do filme, que vão de 14 a 22 de abril, com entrada nos valores de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Fotos neste link.

Também tem continuidade da faixa de programação “Cinema e Literatura”, trazendo produções cinematográficas sobre grandes autores da literatura mundial. Na sessão do mês, tem exibição do filme “Lope”, sobre Félix Lope de Vega y Carpio, poeta e dramaturgo espanhol do século XVI. Entrada gratuita.

A Semana do Audiovisual Cearense compõe a programação virtual do mês, com produções autorais do cinema no estado. Neste mês, o Cineteatro firmou parceria com a VILA DAS ARTES, que nos cedeu dez filmes, todos realizados pela 5ª turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

Confira os títulos na programação dia a dia.

Abril dá continuidade ao projeto “Escola no Cinema”, uma faixa de programação gratuita com exibição de consagrados filmes de longa, média ou curta duração brasileiros ou dirigidos por realizadores brasileiros, nos gêneros ficção, animação e documentário, com temáticas diversas e voltado para o público infanto-juvenil, oriundo de instituições de ensino do Ceará.

Acesse a programação completa aqui.

Serviço

Horários da bilheteria: de terça a sexta (a partir de 04/01)– 9h30 às 18h e sábado – 9h30 às 17h | Vendas online
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)
Contato: Assessoria de comunicação (Monique Linhares) – 85 986594762