CCBJ lança cartilha de acessibilidade atitudinal durante 3º Seminário Cultura do Acesso

6 de abril de 2022 - 14:17 # # # # # # # #

Isabel Mayara G. F. Brasil - Ascom CCBJ

Acessibilidade é um exercício fundamental para a atualização, manutenção e vivência das pautas artísticas e culturais. O Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ) segue suas ações em sintonia com as diretrizes acessíveis da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult Ceará) e, dentre suas inúmeras ações voltadas para a democratização do acesso, celebra o surgimento de um processo formativo da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que resulta na Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ, a ser lançada nesta quarta-feira (4), no Centro Cultural Porto Dragão.

O lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ acontecerá em parceria com o Programa Percursos (In)formativos, promovido pela Secult CE, que realiza o 3º Seminário Cultura do Acesso, até o dia 9 de abril, em formato híbrido (presencial e virtual), contemplando atividades virtuais e presenciais, entre elas mesas, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas de música e dança. Dentro da programação desta quarta (6), a Cartilha será lançada com uma programação especial, que iniciará às 16h.

Saiba mais sobre o Percursos (In)formativos e o 3º Seminário Cultura do Acesso em: Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br

Assessor em acessibilidade do CCBJ, João Paulo Lima destaca que a intenção da Cartilha é almejar que todos os leitores (as) possam divulgar novas práticas e discursos sobre a deficiência, desfazendo esse grande abismo que atormenta e destitui a diversidade e possibilidades dos diferentes modos de existir no mundo. “Aqui, tentamos otimizar em perguntas, respostas, dicas, modos de agir, acionando o anticapacitismo, seja em nossas falas, escutas, ações e aproximações”, completa.

Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ

O documento norteador traz reflexões e esclarecimentos como : “como se referir ou abordar uma pessoa com deficiência?”, “como perguntar sobre a deficiência da pessoa?” , “o oposto de deficiência é pessoa normal?” entre outras questões importantes são abordadas na Cartilha, ilustrada com o alunos do curso da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, “Criação, apreciação e experimentação em desenho”, conduzido pelo professor Vinícius Santos Ribeirinho.

O formato virtual da Cartilha também teve a colaboração formativa para a audiodescrição do vídeo audiobook, com a turma do curso da Escola de Cultura e Artes “Processo de facilitação e audiodescrição”, conduzido pela professora Renatta Franco.

Toda a concepção da Cartilha e sua finalização também passou por um processo criativo e formativo. A concepção do periódico vem de uma ação formativa do CCBJ, o “Nada Sobre Nós Sem Nós”. “Esta ação traz a importância de se discutir a temática do anticapacitismo e a partir das discussões que foram e serão desenvolvidas em cada encontro com os artistas é gerada a “Cartilha Informativa – Acessibilidade Atitudinal”, acrescenta João Paulo Lima. Ele também aponta que a Cartilha traz orientações sobre como agir frente às demandas e as questões da acessibilidade, de forma a contribuir na luta contra o capacitismo.

O projeto “Nada sobre nós sem nós” tem como objetivo ampliar mais a discussão acerca desses temas tão caros para a Luta PCD. Visa a realização de uma série de ações que propõe auxiliar no despertar e na sensibilização do olhar para as trajetórias e vivências de pessoas com deficiência dentro do campo das artes.

Serviço

Lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ dentro da programação do 3º Seminário Cultura do Acesso
Cartilha física e virtual (versão impressa, em braille e virtual – video audiobook).
Data: Quarta-feira (6)
Horário: 16h
Evento híbrido, com programação virtual e presencial
Transmissão no canal da Secult Ceará no Youtube
Inscrições em oficinas em www.sympla.com.br/percursosinformativos
Local: Porto Dragão
Mais informações em @percursosinformativos no Instagram, no site e nas redes sociais do CCBJ.