Íris fomenta a cultura analítica no setor público ao promover Oficina de Dados

7 de abril de 2022 - 16:35 # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris Texto e Foto

Usar dados para tomar decisões potencializa a entrega de serviços ao cidadão. Para estimular e orientar essa prática, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) a Oficina de Dados. A etapa final da capacitação aconteceu nesta quinta-feira (7), com profissionais da Coordenadoria Administrativo Financeira.

A capacitação, dividida em três encontros, apresentou conteúdos sobre: obtenção e importância de dados, criação de gráficos para responder perguntas norteadoras e análise de dados para tomada de decisão.

O coordenador administrativo financeiro da Sefaz, Saulo Toscano, explica que a oficina surgiu da necessidade do órgão de ampliar sua atuação com dados. “No nosso processo de governança corporativa, trabalhamos a preparação de painéis baseados em dados para direcionar nossos objetivos e metas e para melhorar nossos indicadores. A oficina é uma oportunidade de aprendizado para a melhoria dessas atividades, assim progredimos com a gestão de dados na Secretaria”, ressalta.

Este terceiro momento da oficina reforça o aspecto “mão na massa”, com apresentação de um sistema público de conjunto de dados, conforme explica a gerente de produto do Íris e facilitadora da oficina, Marianna Gonçalves. “É hora de mostrar um passo a passo de como criar painéis analíticos estratégicos, para que no dia a dia esse trabalho a favor das tomadas de decisões baseadas em dados possa ser amadurecido”, conta. O cientista de dados do Íris, Regis Pires, também participou da facilitação da oficina.

A ferramenta apresentada tem a função de criar painéis de indicadores atraentes, personalizáveis, interativos e responsivos. Ela transforma dados brutos em informações estratégicas, ao agrupar dados de diferentes canais em uma plataforma para embasar decisões a partir da integração, transformação, visualização e compartilhamento de dados.