Santana do Acaraú recebe base do maior Comando motociclistico de policiamento do País

7 de abril de 2022 - 13:36 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Com nova entrega, Governo do Ceará alcança a marca de 62 bases do CPRaio em todo o território cearense

Para reforçar a atuação das Forças de Segurança do Estado em Santana do Acaraú, município localizado no Sertão de Sobral, o Governo do Ceará inaugurou nesta quinta-feira (7) uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e uma central de videomonitoramento com 15 câmeras.

O reforço foi entregue pela governadora do Ceará, Izolda Cela, com as presenças do secretário Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira; do tenente-coronel Oliveira, representando comandante do Raio, tenente-coronel Kilderlan; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes (Meu Deus); e outras autoridades.

Em sua fala, a governadora destacou que o desafio da Segurança Pública é um dos mais graves que todo o Brasil enfrenta, mas o Estado do Ceará age e investe continuamente para assegurar proteção aos cearenses. “O trabalho do governo vem sendo incansável, permanente, perseverante e planejado para garantir a melhoria dessas estruturas. O exemplo da expansão do Raio é um deles. Além do Raio, tem uma estrutura de videomonitoramento sendo distribuída em todo o estado para melhorar a segurança. Nós temos o compromisso de expandir as bases do CPRaio, na medida em que chamamos mais profissionais de segurança. Ao longo desses anos, já foram mais de 11 mil profissionais de segurança [convocados] para reforçar todas essas áreas”, afirmou Izolda Cela.

A nova base, que será comandada pelo tenente Francisco Adelino Pereira de Sousa, terá um efetivo com 23 policiais militares, além de dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada. Isso assegura um policiamento mais ágil e preciso na sede do município e nas localidades próximas.

“Policial do Ceará tem o que há de melhor: pistola na cintura, arma longa e motocicleta. Policial nesse Estado também é valorizado, treinado e motivado, recebendo promoção e apoio para atuar”, garantiu a governadora.

Já as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade estão integradas a outras 60 centrais de videomonitoramento implantadas em todo o Ceará, totalizando 3.531 câmeras.

 

Segundo o secretário Sandro Caron, esse conjunto de investimentos é responsável pelos bons resultados obtidos. Nos três primeiros meses de 2022, as forças de segurança retiraram das ruas aproximadamente 1.800 armas de fogo. Desse total, 37% foram apreendidas pelo CPRaio.

“A instalação do Raio será um divisor de águas na segurança pública desse município. A população [de Santana do Acaraú], que mais tem que ser beneficiada, sentirá a atuação dessa unidade da Polícia Militar. Um destaque ao Policiamento Ostensivo Geral da cidade que vem prestando um bom serviço diuturnamente e, com essa base do Raio, será mais fortalecido”, enfatizou coronel Márcio Oliveira.

Para se tornar um raiano, a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Na oportunidade, a governadora Izolda Cela recebeu o título de cidadã santanense aprovado na Câmara Municipal. “Quero agradecer à governadora por agraciar Santana com o Raio, que hoje dá um suporte que nós tanto precisamos em nossa terra”, agradeceu Meus Deus, prefeito do município.

O agricultor José de Souza, de 73 anos, compareceu à inauguração para ver de perto esse novo momento para Santana do Acaraú. “Com a chegada do Raio tudo indica que vai ser tudo bom e mais segurança para nós. Vamos poder sair e andar. Eu me sinto mais seguro e feliz”, disse.

Essa sensação de segurança também é compartilhada pelo empresário Marcos Oliveira. “Só traz benefício para gente na área de segurança. Agora, a gente se sente mais seguro e protegido”, complementou.

“A base do Raio era algo aguardando há muito tempo”, reforçou Evandro Leitão, presidente da AL-CE.

Expansão

Além da Capital, a população cearense é contemplada com 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 47 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.787 policiais militares atuando em 62 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Em março deste ano, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio. Desta vez, foram contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes: Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz.

Essa nova etapa inclui 84 bases do Raio, 3.436 policiais, 1.853 motocicletas, 142 viaturas, 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras

Contínuo investimento

Criado em 2004, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas.

Em 2015, o Estado começou a interiorização do Raio, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe.

Na terceira etapa, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 30 mil habitantes: Itarema, Jaguaribe, Itaitinga, Paracuru, Mauriti, Massapê, Paraipaba, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ubajara, Paraipaba, Bela Cruz, Jaguaruana, Várzea Alegre, Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí e Aurora.