Ceará sedia Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária

8 de abril de 2022 - 13:30 # # # # # #

Ascom Sesa - Texto e fotos

De acordo com a secretária executiva de Políticas em Saúde, Luciene Alice da Silva, a prioridade da atual gestão contempla investimentos direcionados à reestruturação da atenção primária

O Estado do Ceará sedia, ao longo desta quinta (7) e sexta-feira (8), o Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária: revisão de indicadores e organização do processo de trabalho. O evento, realizado no La Maison Buffet, em Fortaleza, reunirá, ao longo de toda a programação, gestores e técnicos municipais, estaduais e federais para promover um debate institucional voltado à melhoria da assistência.
A iniciativa concentra esforços da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Conselho de Secretários Municipais do Ceará (Cosems-CE).

De acordo com Dárcio Guedes Júnior, diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), a ocasião marca uma relevante etapa do Programa Previne Brasil. “Esta é uma oportunidade para discutir o financiamento da saúde pública de maneira atenta às estratégias que qualificam a atenção primária. Estamos à disposição para essa tão necessária troca de aprendizagens”, introduziu.

Nessa perspectiva, conforme Michael Diana, diretor substituto do departamento de Saúde da Família, o intuito da proposta é fortalecer a cooperação técnica entre as três esferas que fazem a gestão da APS para aprimorar indicadores em saúde. “Isso envolve a melhoria de políticas públicas nos respectivos municípios envolvidos”, afirmou.

Em seu discurso, o superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Roberto Rocha Araújo, reafirmou a importância da união de esforços em prol de um objetivo comum. “Identificar demandas, buscar soluções e entender o que está acontecendo na ponta são algumas das nossas prioridades. Nossa missão é estar cada vez mais perto dos municípios, dos técnicos e dos conselhos parceiros para agir de maneira eficiente e eficaz, entendendo, cada vez mais, as necessidades do nosso povo e da nossa gente”, assegurou.

O encontro deixou evidente aos participantes que debater a atuação dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) contribui para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo a secretária executiva de Políticas em Saúde da Sesa, Luciene Alice da Silva, a prioridade da atual gestão cearense, liderada pelo secretário da Saúde Marcos Gadelha, contempla, de maneira integrada, investimentos direcionados à reestruturação da atenção primária, incluindo aspectos técnicos.

“Temos apoiado as unidades básicas dos municípios com equipamentos, computadores e recursos. Além disso, temos buscado fortalecer os conselhos, investir em educação permanente e fazer um diagnóstico de demandas. Ao dialogar com as regiões, será possível realizar capacitações específicas dentro de um modelo e de uma lógica qualificada e estruturada”, sintetizou.

A programação foi composta, ainda, por palestras e painéis direcionados às ferramentas de apoio à gestão do Fundo Nacional de Saúde; aos componentes de captação ponderada e desempenho do Programa Previne Brasil 2022; à saúde da criança, incluindo a organização da APS para o acompanhamento do calendário vacinal; além da saúde da mulher e da gestante.

Na manhã desta sexta-feira (8), a programação será retomada e pautada por novas discussões acerca da temática.

Articulação financeira

Ainda na tarde desta quinta-feira, o diretor-executivo do FNS, Dárcio Guedes, esteve na sede da Sesa reunido com o secretário Marcos Gadelha, com as secretárias executivas da pasta e gestores da área financeira, além da presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE), Vera Coelho e do superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Roberto Rocha Araújo.

“Se a gente não conversar sobre planejamento de políticas públicas em saúde, nossos esforços não serão bem aproveitados”, destacou o secretário Marcos Gadelha

O objetivo do encontro foi aproximar o FNS da gestão da Saúde estadual no Ceará. “Estamos com agenda para visitar todos os 27 estados. Buscamos essa aproximação para conhecer as dificuldades de cada região para o melhor uso do recurso financiado. Não é só o dinheiro. De Brasília a gente não faz um investimento a contento se não souber a realidade dos estados e municípios. Queremos manter um canal de diálogo aberto, para também melhorar o monitoramento e prestação de contas com os órgãos de controle”, explica Guedes.

O secretário Marcos Gadelha, assegurou que a gestão da saúde no Ceará é favorável ao alinhamento entre os entes. “Vejo que no processo de regionalização, temos que realizar as ações e fazer os gestores municipais entenderem a necessidade do envolvimento. Tem que ser tripartite, com a participação efetiva do ente federal, estadual e municipal. Se a gente não conversar sobre planejamento de políticas públicas em saúde, nossos esforços não serão bem aproveitados”.