PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Domingo (10), venha se divertir no Viva o Parque, que acontece em três UCs estaduais

8 de abril de 2022 - 13:44 # # # # # # # # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

Neste domingo (10) divirta-se no Viva o Parque. O projeto acontece em três Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, de 8h às 12h. Excepcionalmente, o projeto segue suspenso no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). “Com programação gratuita, oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de práticas esportivas, lazer, recreação e educação ambiental, em áreas verdes públicas”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno. São muitas atividades: yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

Arvorismo e passeios de barco

No Parque do Cocó tem arvorismo no domingo e aos sábados. “É uma atividade física radical, consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação”, explica o gestor da UC, Paulo Lira. Para a prática do arvorismo é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Confira os horários de funcionamento da modalidade: sábado, de 8h às 12h e de 14h, e no domingo, de 7h ao meio-dia.

No Cocó, também tem passeios de barco pelo rio. Tem o passeio de 20 minutos, sempre aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 13h. Tem outro de uma hora e dez minutos e outro de duas horas. Ambos têm parada de 20 minutos para um “banho de rio”, ao lado da ponte da Sabiaguaba. Os dois precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

Bosque do Bom Viver

Tem novidade no Parque Estadual do Cocó, na área Padre Antônio Tomás. Na manhã de domingo acontece a inauguração do Bosque do Bom Viver. O espaço que já conta com um minicampo de golf, agora vai ter mesinhas para jogos de dama, xadrez, e um ambiente para o jogo de boccia (ou bocha). “A cancha de boccia é uma iniciativa do Cocó Golfe Clube com o inteiro apoio da administração do Parque e da Sema”, disse o golfista Antenor Naspolini, idealizador do golfe e da bocha, no Cocó.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.