SPS promove ações integradas de cidadania para comunidades de sete bairros no ABC Serrinha

8 de abril de 2022 - 17:13 # # # #

Ascom SPS

Moradores dos bairros Parangaba, Montese, Itaperi, Rosalina, Itaóca e Parque Dois Irmãos e adjacências serão contemplados, segunda-feira, 11, no ABC Serrinha, com mais uma Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania, promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A ação oferta, gratuitamente, serviços de emissão de documentação civil, saúde, nutrição, palestras educativas e orientações sobre capacitação e empregabilidade. Promove ainda, apresentações artísticas e culturais de crianças e jovens atendidos nos projetos sociais do ABC.

Desenvolvida pelas coordenadorias da Proteção Social Básica (CPSB) e de Cidadania da SPS, a Ação envolve projetos públicos de socialização infantojuvenil e de integração familiar e comunitária desenvolvidos nos ABCs, Centros Comunitários e Complexos Sociais Mais Infância. As atividades ocorrem das 8h30 às 16h, contemplando pessoas de todas as idades. Nesta semana, foram contempladas comunidades de 16 bairros, nos dias 4 e 6, nos ABC’s Mondubim e Cajueiro Torto, em Messejana.

No próximo dia 25, o projeto será realizado no Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor, para comunidades de outros sete bairros da Capital. “Nosso objetivo é oferecer e levar serviços de cidadania, de fato e de direito, à população mais vulnerável, facilitando o acesso das pessoas aos serviços, atividades e políticas públicas sociais desenvolvidas pelo governo do Estado e empresas parceiras”, destaca a orientadora da Célula de Programas e Projetos da CPSB, da SPS, Verônica Maciel.

Atividades

O Caminhão do Cidadão participa das ações, emitindo documentos de identificação básica (RG e CPF) e atestado de antecedentes criminais. Os técnicos ministram palestra sobre tráfico de pessoas e de drogas, e orientam sobre inserção e atualização de cadastro no Bolsa Família. O Espaço Viva Gente mostra os cuidados com a saúde e os benefícios de plantas medicinais.

A Célula de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) conversa sobre a importância da alimentação saudável, e agentes de saúde aplicam vacina contra Covid-19, fazem aferição de pressão e glicemia e massagem corporal. O Primeiro Passo dá dicas de como se inscrever em cursos de capacitação e estágios do projeto e sobre o primeiro emprego; enquanto o Arte na Praça alegra a criançada, com apresentações artísticas, pinturas de rosto e em gesso e confecção de pipas.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) participa das atividades, com exposição sobre arboviroses comuns nessa época do ano, como dengue, zica e chikungunya, e orienta sobre higiene bucal e escovação dentária. O Sindiônibus Fortaleza oferece a emissão do Bilhete Único, e da Carteira do Idoso, para pessoas a partir de 65 anos de idade. Os interessados devem levar RG, CPF e comprovante de endereço. O uso de máscaras é obrigatório.

Serviço:

Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania

Local: ABC Serrinha, Rua Cônego Lima Sucupira, nº 1487, bairro Serrinha

Data: Segunda-feira, 11 de abril

Horário: 8h30 às 16h