Cogerh investe em qualificação para servidores e oferece Curso de Especialização em parceria com a Uece

11 de abril de 2022 - 14:39 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto

Teve início na manhã da última sexta-feira (8), no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a primeira atividade do Curso de Especialização em Gestão de Projetos destinado aos servidores da Companhia e realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). Para marcar a abertura dos trabalhos, a Companhia promoveu uma Aula Inaugural, com foco na Governança das Estatais, cujo conteúdo foi ministrado pelo professor convidado da USP, Alessandro Octaviani.

O evento foi aberto pelo secretário executivo da presidência e coordenador da iniciativa, Hugo Bezerra, e contou com a presença de autoridades que compuseram a mesa, entre elas o Diretor Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias de Oliveira, e o Vice-Reitor da Uece, Dárcio Teixeira. O curso de Especialização em Gestão de Projetos é fruto de convênio celebrado com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e dará uma noção geral de gerenciamento de projetos dentro das várias áreas que o conhecimento do tema abrange.

O coordenador da iniciativa, Hugo Bezerra, considerou que além do conteúdo técnico, os alunos terão a oportunidade de formar um nível crítico mais aguçado no âmbito do gerenciamento de projetos e oferecer um trabalho mais eficiente na gestão dos recursos hídricos. “Considerando que esta é uma prática recorrente e cada vez mais importante na rotina de trabalho das empresas públicas, a formação em questão tem o objetivo de gerar uma massa crítica mais sólida na Companhia, no que tange à condução dos projetos”, destacou.

Em seu pronunciamento de abertura, o vice-reitor da Uece, Dárcio Teixeira, frisou o papel da Universidade de ir além da sala de aula e contribuir, neste caso, para a formação do servidor público. “A Uece têm construído essa parceria com a Cogerh e isso desenvolve tanto a Companhia estadual, como também promove que os próprios alunos da instituição possam interagir com as empresas e fazer um desenvolvimento mais aplicado”, ressaltou.

A parceria entre setor público e Universidade é política de gestão da Cogerh, que vem, nos últimos anos, trabalhando em conjunto com a Uece por meio de um convênio. O diretor presidente da instituição, João Lúcio Farias, elencou os trabalhos realizados até aqui entre as partes e ressaltou a importância de oferecer qualificação aos servidores de forma gratuita. “Temos avançado muito na parceria com universidades. Não somos produtores de conhecimento e, por isso, buscamos na prática científica da Universidade a parceria que precisamos para melhorar ainda mais a eficiência de nossos serviços.”

Segundo Farias, os investimentos em parceria com a Universidade Estadual do Ceará giram em torno de R$ 900 mil. O Convênio firmado entre as partes abrange a consultoria para o Planejamento Estratégico da Cogerh, projetos em comunicação e a realização da especialização.

Sobre o Curso

A Especialização dará uma noção geral de gerenciamento de projetos dentro das várias áreas que o conhecimento do tema abrange. Os projetos impulsionam mudanças nas organizações, permitindo o alcance de objetivos específicos, o aumento das chances de sucesso e agregando valor ao negócio.

Quarenta funcionários da Cogerh foram selecionados para participar da especialização, após processo de inscrição e matrícula, finalizados na última semana. As aulas têm início nos dias 29 e 30 de abril, e previsão de término em novembro de 2023.