PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará inaugura Bosque do Bom Viver no Parque do Cocó

11 de abril de 2022 - 16:32 # # # #

Ascom Sema Texto e Fotos

Gestor do Parque do Cocó é homenageado durante evento nesse domingo (10)

Na manhã desse domingo (10), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), inaugurou o Bosque do Bom Viver, na Área Padre Antônio Tomás, do Parque Estadual do Cocó. O espaço, em meio à exuberante natureza da Unidade de Conservação (UC) estadual e que já contava com um minicampo de golfe, agora vai ter mesinhas para jogos de dama, xadrez e a cancha de boccia (ou bocha). Esta última, iniciativa do Cocó Golfe Clube com o apoio da Sema.

Participaram da inauguração, o titular da Sema, Artur Bruno; o golfista Antenor Naspolini, idealizador do Cocó Golfe Clube e da bocha, no Cocó; o gestor da UC, Paulo Lira; e a jogadora de golfe e bocha, Eliane Lemos; dentre outros.

De acordo com Artur Bruno, a bocha tem potencial de atrair muitas pessoas. “Ele (Naspolini) nos pediu para construir uma cancha para a prática do esporte, e hoje, estamos aqui contando com mais essa opção para as famílias cearenses que frequentam o Cocó”, disse.

Na ocasião, foi realizado um torneio de bocha com participação aberta ao público presente. O time verde levou a melhor e venceu o vermelho por 12 a 0.

O jogo de bocha exige concentração e coordenação. Nasceu nos tempos do Império Romano e segue sendo muito praticado na Europa, principalmente na Itália, bem como no Sul e Sudeste do Brasil. “Começamos jogando sobre a grama, e agora, contamos com uma cancha oficial de 24 metros de comprimento, com quatro de largura, construída em tempo recorde e que não perde em nada para nenhuma lá do Sul”, atestou Antenor Naspolini. Na cancha, foi afixada uma placa com informações como a origem da bocha e a dinâmica do jogo.

Sonhador e realizador

A golfista e jogadora de bocha, Eliane Lemos, definiu o momento como especial e afirmou que o equipamento esportivo só foi viabilizado graças à gestão do Parque Estadual do Cocó. “Sempre nos acolheu, nos ouvindo, avaliando as nossas ideias e mais do que avaliar, concretizar. Um exemplo é o Paulo Lira, o nosso secretário Bruno e o professor Naspolini, o sonhador que mais realiza. Todo dia, ele joga uma semente de vida nesse parque e hoje estamos aqui celebrando”, declarou.

Paulo Lira, gestor do Parque Estadual do Cocó, foi homenageado pela turma da bocha com um troféu, por sua “excelente gestão”.

Boccia ou bocha

O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. A cancha do Parque do Cocó tem as medidas oficiais – 24 metros de comprimento e 4 metros de largura.