Íris amplia a aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial em editais no Ceará

11 de abril de 2022 - 11:22 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris Texto

Tornar os documentos públicos mais simples, acessíveis e inclusivos é uma forma de democratizar informações públicas e garantir direitos. Em parceria com a vice-prefeitura de Fortaleza, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará conduziu o redesenho de mais um documento: o edital Painéis Artísticos nas Escolas. Este é o primeiro edital simplificado da Prefeitura de Fortaleza com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial. O edital está disponível em: www.fortalezacriativa.com.

Entre os pontos colocados sobre este modelo de edital pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, estão: gerar valor para a sociedade e fomentar a transparência. Ele também fala sobre a importância da parceria entre Íris e vice-prefeitura: “a gente trabalha cada vez mais de forma colaborativa, assim conquistamos melhores resultados e entregamos melhores serviços à população”.

A coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, acrescenta: “essa é uma ação que amplia o acesso à informações e políticas públicas. Queremos, cada vez mais, fomentar esse movimento pela simplificação, pela construção de instrumentos públicos mais acessíveis e inclusivos. Estamos avançando e conquistando mais espaço na gestão pública no país”, pontua.

Este modelo de edital também reduz a quantidade de dúvidas em relação ao documento, podendo ainda ampliar o número de inscrições. Esses estão entre os benefícios colocados pela coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, ao falar sobre o documento. “A união das três técnicas permitiu reorganizar o conteúdo, destacando as informações mais relevantes e reforçando o conteúdo textual com elementos visuais, cores e outros elementos utilizados para facilitar o acesso à informação”, celebra.

A gestora de Inovação Jurídica do Íris, Mariana Zonari, destaca que o Direito Visual fortalece a relação de confiança entre o emissor do edital e o leitor das informações do documento. “Ele é um instrumento para fortalecer a confiança, um instrumento de transparência, de democracia, de cidadania. O Direito Visual é uma ponte entre o Estado e o cidadão”, reforça.

Mais sobre o edital

O concurso irá escolher 40 trabalhos visuais de artistas residentes em Fortaleza para reproduzi-los em painéis de cerâmica em escolas públicas da cidade. As inscrições são presenciais, gratuitas e estarão abertas entre os dias 20 de abril e 30 de maio de 2022. Os interessados devem se dirigir à sede da Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFOR), na Avenida Heráclito Graça, n. 750, Centro — Fortaleza, no horário das 8h às 17h. Além da divulgação dos trabalhos artísticos no ambiente escolar, os artistas selecionados receberão R$ 1,5 mil pela reprodução da obra selecionada. As obras não precisam ser inéditas.

A instalação de painéis artísticos em escolas públicas integra os compromissos da cidade de Fortaleza como membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco que prevê o desenvolvimento da economia criativa principalmente através do design.

Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial em editais no Ceará

Em fevereiro deste ano, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, em cooperação com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e parceria técnica da Associação Ceará Design, simplificou o Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, o primeiro do estado com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial.