Museu do Eclipse conta com novos equipamentos instalados
11 de abril de 2022 - 16:48 #Holograma de Einstein #Museu do Eclipse #promotec
Ascom Secitece
Foram cerca de R$ 5 milhões investidos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), coordenado pela Secitece
O processo de montagem dos novos equipamentos para modernização do Museu do Eclipse, adquiridos pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), foi finalizado nesse sábado (9). Os aparelhos, considerados dos mais avançados e completos do mercado, contaram com investimento de cerca de R$ 5 milhões, captados por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela Secitece.
“Os novos equipamentos vão integrar as atrações do Museu, que, juntamente com o Observatório Astronômico Henrique Morize e o Planetário de Sobral, formam o Centro de Ensino e Divulgação Científica de Sobral – Parque da Luz. A iniciativa reforça a notoriedade da cidade como um dos locais mais destacados no estudo da Astronomia do país e berço para o turismo científico e pesquisas na área”, comenta o secretário da Secitece, Carlos Décimo.
Entre os aparelhos adquiridos, destaque para o “Holograma de Einstein”, o “Leitor de Bola de Cristal”, o “Quebra-cabeça a laser” e a “Bicicleta de Relatividade”, além de raios de luz 3D, globos oculares e radiotelescópio.
Os equipamentos se somam a outros já adquiridos por meio do Promotec para a cidade, a exemplo do projetor digital do Planetário de Sobral. Da marca alemã Zeiss, o projetor utiliza inteligência artificial e opera em terceira dimensão com resolução 4K, uma das mais modernas do mercado atualmente.
O Ceará é a primeira região do hemisfério sul a comportar três planetários digitais de última geração: Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza; Planetário de Sobral e, em breve, o novo Planetário do Crato, a ser instalado no Centro Cultural do Cariri.
Todos os planetários digitais do Ceará são da marca Carl Zeiss GmbH, modelo Skymaster ZKP4 LED, com projetores digitais de altíssima resolução Velvet Duo Led, o que permite que os três equipamentos interajam na mesma linguagem tecnológica. Os equipamentos foram adquiridos pela Secitece, junto à empresa alemã Carl Zeiss AG, por meio do Promotec.
Atualmente, os planetários cearenses proporcionam atividades turístico-pedagógicas, oferecendo entretenimento e aprendizagem. São espetáculos astronômicos, ciclos de debates e projeções digitais como em um cinema de visão 180°, que utiliza linguagem lúdica para contribuir no ensino e na popularização da ciência e tecnologia para estudantes, professores, profissionais da educação e público em geral.
Sobre o Promotec
Em sua segunda edição, o programa tem promovido a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, finanças públicas, meio ambiente e saúde, por meio da aquisição de equipamentos e de serviços de ponta. O Promotec é coordenado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece.