Profissionais do Samu 192 de Juazeiro do Norte salvam recém-nascida de engasgo durante atendimento telefônico

12 de abril de 2022 - 13:46 # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 Ceará - Texto
Samu 192 Ceará - Foto

Recém-nascida de 18 dias, moradora de Lavras da Mangabeira, foi salva após primeiros socorros repassados pelo serviço ao pai da criança

No começo da tarde do último domingo (10), a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Ceará, em Juazeiro do Norte, recebeu um chamado para atendimento de uma bebê. Após engasgo decorrente da amamentação, os sinais vitais da recém-nascida de 18 dias, moradora de Lavras da Mangabeira, ficaram comprometidos.

Na ocasião, o médico plantonista Álvaro Carvalho prestou, via ligação telefônica, as primeiras orientações para que a família conseguisse realizar a manobra de Heimlich, procedimento padrão indicado em situações semelhantes. “Pedi para que colocassem a criança de bruços sobre os seus braços e fizessem manobras de massagens para a desobstrução das vias aéreas”, explica.

Atento às instruções, o pai da criança, de 21 anos, conseguiu executá-las de forma correta. Simultaneamente, uma ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) foi conduzida à residência, deu continuidade ao atendimento e levou a criança até o hospital municipal da cidade.

“É muito gratificante a gente ter oportunidade de ajudar e salvar uma vida dessa forma. Isso nos engrandece. Me alegra compor o Samu 192 e ajudar a população dessa forma tão maravilhosa”, diz Carvalho.

O pai da recém-nascida ficou grato e reconheceu a agilidade do atendimento e a eficiência das orientações. “O médico que me ajudou por telefone foi bastante atencioso e deu assistência necessária”, relata.

“Heimlich”

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.