Bosque do Bom Viver é a nova atração do Viva o Parque neste domingo (17)

13 de abril de 2022 - 16:26 # # # #

Ascom Sema

Próximo domingo (17), o Viva o Parque contará com uma nova atração: o Bosque do Bom Viver, no Parque Estadual do Cocó. O espaço, que já conta com um minicampo de golfe, agora tem mesinhas para jogos de dama, xadrez, e um ambiente para o jogo de bocha. A cancha de bocha é uma iniciativa do Cocó Golfe Clube, com apoio da administração do Parque. O programa Viva o Parque acontece em três Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. No Cocó, funciona das 7h às 12h, no Curió e no Rio Maranguapinho, das 8h às 12h. Excepcionalmente, o projeto segue suspenso no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Na programação, inteiramente gratuita, oferece práticas esportivas, de lazer, recreação e de educação ambiental, em áreas verdes públicas. Dentro das atividades: yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

Arvorismo e passeios de barco

No Parque do Cocó também tem arvorismo no domingo e aos sábados, que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas, tirolesa, entre outras, utilizada no turismo, lazer e recreação. Para a prática do arvorismo é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Confira os horários de funcionamento da modalidade: sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo, de 7h ao meio-dia.

No Cocó, também tem passeios de barco pelo rio. Tem o passeio de 20 minutos, sempre aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 13h. Tem outro de uma hora e dez minutos e um outro de duas horas. Ambos têm parada de 20 minutos para um “banho de rio”, ao lado da ponte da Sabiaguaba. Os dois precisam de agendamento prévio pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.