Sedet e vinculadas iniciam Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública

13 de abril de 2022 - 16:20 # # # # #

Virgínia Silveira - Ascom Sedet

O A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que estimula órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade

Na última terça-feira (12), na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), foi realizada a segunda palestra da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), ministrada pelo coordenador da Secretaria de meio ambiente (Sema), Milton Alves Oliveira. O pontapé inicial já foi dado pela Sedet e as vinculadas Adece, Adagri e Jucec, que aderiram formalmente ao A3P e formaram suas comissões. O próximo passo é cada comissão realizar seu diagnóstico para futura implantação do programa.

“Acho muito importante fazer parte dessa comissão na Sedet juntamente com suas vinculadas, onde seremos responsáveis por uma grande mudança na cultura organizacional, realizando ações voltadas para sustentabilidade na administração pública. Os próximos passos serão a realização do diagnóstico da atual situação socioambiental, a sensibilização dos colaboradores e a execução do plano de trabalho construído a partir do diagnóstico”, afirmou a engenheira agrônoma e assistente de gestão da Sedet, Vandiza Francelino Sucupira.

Todos os eixos da agenda foram definidos tendo como base o princípio dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.