Polícia Civil do Ceará comemora 214 anos com exposição em shopping de Fortaleza

20 de abril de 2022 - 16:09 # # # #

Ascom SSPDS

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) promove, durante esta semana, uma exposição no Shopping RioMar Fortaleza intitulada “Polícia Civil: ontem, hoje e sempre”, que resgata e apresenta a história da instituição mais antiga entre as Forças de Segurança do Estado. Dos dias 18 a 24 de abril, no pátio interno da entrada principal, a população poderá contemplar bens históricos, como: armamentos, mobiliários e veículos, a exemplo da viatura caracterizada – modelo Fusca – utilizada no combate ao crime por policiais da instituição na década de 1960, estacionada na entrada principal do estabelecimento.

Além disso, no dia 21 de abril, data em que é comemorado 214 anos da instituição, haverá apresentação de material bélico e armamentos não letais utilizados pelos policiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além da apresentação de farejo de entorpecentes com cão policial do Núcleo Operacional com Cães (NOC) da Delegacia de Narcóticos (Denarc), dentre outras especializadas. Na ocasião, a Delegacia Móvel também estará presente para prestar serviço a população que necessite registrar Boletins de Ocorrência no local.

Histórico da PC-CE

A criação do Dia da Polícia Civil é uma homenagem à figura de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o patrono das polícias brasileiras civil e militar. A data foi instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946. Simboliza o dia do enforcamento de Tiradentes, membro da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, um valente grupo que lutou no movimento da Inconfidência Mineira.

A Polícia Civil do Ceará é composta por delegados, inspetores e escrivães, que exercem suas atividades diuturnamente em prol da sociedade. Por um lado, a iniciativa é uma forma de reconhecimento pelo empenho dos policiais civis cearenses no combate ao crime e, do outro, de dar visibilidade ao público em geral do trabalho realizado pela instituição.

Semana da Polícia Civil

A exposição no shopping RioMar (Papicu) faz parte da Semana da Polícia Civil do Ceará que segue até o próximo domingo (24). Durante os dias 19 e 20 a programação segue com exposições fotográficas, homenagens aos aposentados, campeonato de tiro e simpósio.