Projeto do Governo do Ceará criando programa de capacitação profissional é aprovado pela Assembleia Legislativa

20 de abril de 2022 - 18:15 # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional

Foi aprovada, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa, mensagem que institui programa de capacitação profissional que transforma em política de Estado os projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades e Transformando Vidas. É o Programa Capacita Ceará, que vai integrar os projetos já executados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Com a aprovação, o Governo do Ceará estrutura as ações de capacitação profissional e de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

O Capacita Ceará busca, de forma institucional, promover o desenvolvimento de ações de qualificação profissional e de inclusão social e produtiva, à população em situação de vulnerabilidade social e econômica, em todo o Estado. Nos últimos anos, os três programas juntos capacitaram cerca de 115.686 jovens e adultos, ampliando a oferta de mão de obra, gerando novas oportunidades de emprego, fortalecendo o empreendedorismo, e consequentemente, o aumento da renda e autonomia financeira.

O programa busca fortalecer as parcerias com órgãos ou entidades públicas e ampliar o investimento nos três projetos. O Primeiro Passo é uma porta de entrada no mercado de trabalho que já se tornou referência no Ceará. O Criando Oportunidades alcançar pessoas de todas as idades e o Transformando Vidas é voltado para adolescentes e adultos em cumprimento, ou egressos, dos sistemas socioeducativo e prisional.

O Primeiro Passo oferta cursos para jovens com idades entre 14 e 29 anos, egressos do sistema público de ensino, nas modalidades Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário. O Transformando Vidas oportuniza cursos de capacitação profissional para jovens entre 15 e 29 anos, que cumprem medidas socioeducativas e penitenciárias. O Criando Oportunidades possibilita capacitação em diversas áreas e disponibiliza instrumental de trabalho para pessoas acima de 16 anos.