Coreaú recebe 82° Centro de Educação Infantil integrante do Programa Mais Infância Ceará

22 de abril de 2022 - 13:02 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Cerca de 200 crianças coreauenses terão atendimento voltado ao desenvolvimento e à educação

O sonho de Maria Iza Ferreira, de 5 anos, é ser médica. Um futuro possível, já que ela tem, em uma das fases mais importantes de sua vida, o cuidado e os estímulos necessários. Maria Iza é uma das 208 crianças, de 0 a 5 anos, do distrito de Ubaúna, em Coreaú, que vão aprender e se desenvolver de forma integral no Centro de Educação Infantil (CEI), inaugurado pelo Governo do Ceará na manhã desta sexta-feira (22).

Na inauguração, estiveram presentes a governadora do Ceará, Izolda Cela; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o prefeito de Coreaú, Edézio Sitonio; o deputado federal, Leônidas Cristino; e outras autoridades.

O equipamento de Ubaúna, que homenageia a educadora Antônia Aguiar Neri, integra o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, politica pública de Estado executada por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Izolda Cela destacou que agora as crianças cearenses contam 82 CEIs entregues em diversas regiões do Ceará. “Uma sociedade só tem chance de ser realmente melhor se nós formos capazes de cuidar dos mais novos. É por isso que o Governo do Ceará instituiu o Mais Infância Ceará, criado pela agora secretária da Proteção Social, Onélia Santana. O Programa dá ao Estado um olhar mais abrangente para cuidar cada vez melhor das crianças. Depois, eles se encaminham na escola de ensino fundamental e no Ensino Médio. Nós estamos em um esforço focado para vincular cada vez mais o término do Ensino Médio com uma boa preparação para o trabalho”, afirmou Izolda Cela, destacando que a família é muito importante para o processo de aprendizagem.

A determinação de Maria Iza enche de orgulho o pai, o agricultor Kel Ferreira, 35. Ele reconhece a importância do apoio e estrutura do CEI para que a filha comece a desenhar, bem perto de casa, o caminho que a conduzirá ao futuro. “Estávamos precisando disso em Ubaúna. Deus foi bom. Os professores são muito bons”, disse.

O CEI é estruturado com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento ficará sob a direção de Maria Vanusa Alves.

“A educação é amor e encantamento. O CEI, além de lindo e adaptado às crianças, tem todas as condições favoráveis para o trabalho dos professores e servidores. Várias mãos vão contribuir para o projeto de vida das crianças, que estão começando na escola e precisam da interação com colegas e professores”, destacou Eliana Estrela, titular da Educação.

Para construir e equipar a nova unidade foram investidos R$ 1,5 milhão, com recursos obtidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro Estadual, além de contrapartida municipal. A obra foi coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Nem em creche particular a gente vê o que vê aqui. Sabemos que isso é fruto de um trabalho de anos e anos. Para construir a educação precisamos de um planejamento. Desde a época em que a governadora foi secretária de Educação de Sobral sabemos o desempenho de Izolda Cela. Tanto que o Estado do Ceará tem a melhor educação do Brasil”, pontuou Edézio Sitonio, prefeito de Coreaú.

O contínuo avanço da educação pública do Ceará é fortalecido por estratégias como o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios cearenses, que oportuniza ações como as entregas de CEIa. A meta é que todos os municípios contem com CEIs entregues ou em construção até o fim de 2022. Após a inauguração, os equipamentos são cedidos às gestões municipais.

“Nós temos um compromisso com a educação, e esse equipamento é exemplo disso. A nossa maior arma é o saber, os livros, o conhecimento. Nós estamos transformando o Ceará com respeito e compromisso, sobretudo, com a educação”, frisou Evandro Leitão, presidente da AL-CE.

Na ocasião, as crianças acompanharam a governadora no plantio de mudas nativas na área do equipamento. A educação ambiental também faz parte das ações do Mais Infância, e envolve as crianças e suas famílias em boas práticas de sustentabilidade.

Homenageada

Tia Toinha, como era conhecida Antônia Neri, dedicou-se a educar as crianças em Ubaúna, sempre almejando um espaço de aprendizagem à altura dos sonhos delas. A professora faleceu em 2012.

Maria da Paz Neri e Leonizia Neri, mãe e filha da homenageada, respectivamente, também compareceram ao evento. “A gente acompanhou de perto o quanto a nossa mãe se dedicou à educação. É muito importante a gente saber que por trás de cada nome tem uma história”, defendeu Leonizia, em tom emocionado.