Enfrentamento à hipertensão: Papo Saúde elenca pilares da prevenção e do tratamento da doença arterial

25 de abril de 2022 - 15:55 # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE

Nesta terça-feira (26), celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial. A data foi estabelecida para conscientizar sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença crônica não transmissível (DCNT). Por isso, ao longo da semana, diversas atividades devem ser realizadas em todo o País com este objetivo.

No Ceará, por exemplo, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vai se unir às mobilizações e realizará uma live temática em seu perfil no Instagram para discutir o tema. A transmissão ocorre a partir das 19h desta terça.

Foram convidados para o bate-papo virtual João Luiz Falcão, cardiologista intervencionista do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Rossman Cavalcante, profissional de Educação Física, mestre em Saúde Pública e fundador e treinador sênior do Clube de Corrida. A mediação será da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Durante uma hora, os especialistas abordarão as diversas nuances da doença, como as formas de prevenção, os sintomas e os tratamentos. Sempre em diálogo com os espectadores, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões.

Mais sobre a hipertensão

Caracterizado pela elevação sustentada dos níveis de pressão, o problema geralmente é silencioso, mas pode apresentar sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

Segundo especialistas, entre os principais fatores causadores estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que a hipertensão afeta pelo menos três em cada dez pessoas no País. Em nível mundial, a doença tem proporções ainda maiores, causando cerca de dez milhões de óbitos por ano.

Serviço

Papo Saúde
Hipertensão: os pilares da prevenção e do tratamento
Data: terça-feira (26), às 19h30
Local: perfil da ESP/CE no Instagram