Aesp recebe exposição fotográfica “Crônicas da Periferia”

28 de abril de 2022 - 16:28 # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos

O trabalho apresenta seis fotos do livro “Crônicas da Periferia: histórias de violência e redenção”, lançado em abril deste ano pelo policial. As fotografias foram registradas entre os anos de 2008 e 2012, e mostra um olhar mais humanizado sobre crimes cometidos em bairros periféricos.

Cláudio, que atualmente é lotado na Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) do Departamento de Proteção ao Grupo de Vulneráveis (DPGV) da PCCE, conta que são cenas cotidianos e reais, vivenciadas por ele durante o período em que atuava no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que é a unidade especializada em investigar crimes contra a vida.

“Eu sei que as imagens são fortes, mas o problema precisa ser colocado à vista, as pessoas precisam ver e refletir sobre isso… Aqui, eu tento transmitir um pouco de como a violência está sendo tratada como um espetáculo, essa banalização da violência, e tento problematizar o quanto as crianças estão sendo expostas, em idade cada vez mais precoce, a esse cenário de violência nas suas mais variadas formas de manifestação. Então, essa é a ideia: problematizar essa espetacularização da violência e a exposição das crianças, especialmente da periferia, como eu disse, a violência cotidiana”, pontuou Cláudio.

Para o inspetor, que tem formação em filosofia e é entusiasta da fotografia social, trazer esse olhar aprofundado sobre a temática para dentro da Academia, é uma forma de instigar os futuros policiais civis, que estão em formação na Aesp, a refletirem sobre crimes cometidos em bairros periféricos e os problemas sociais que co-existem neste cenário.

“Eu acho que não é escondendo o problema que a gente vai solucionar. Então, pensamos que fosse uma boa ideia trazer aqui para dentro da Aesp, porque nós, os policiais civis especialmente, precisamos compreender a violência dentro de um contexto geral. Você não pode entender a violência, como uma violência específica, existem diversas formas de violências e eles (alunos) precisam conhecê-las e compreendê-las de maneira holística. Essa compreensão eu acho extremamente necessária, na verdade é imprescindível ao policial investigador, e talvez essas fotos façam com que questionemos as origens, as causas e os motivos dessa violência toda que a gente tá vivendo e tentando solucionar”, ressaltou Cláudio.

 

A exposição fotográfica “Crônicas da Periferia” está instalada no térreo do prédio principal da Aesp e é apoiada pelo projeto Aesp Social.