Bombeiros Militares participam de instrução com helicóptero da Ciopaer em Fortaleza

28 de abril de 2022 - 16:05 # # #

Ascom SSPDS

Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participaram, na manhã dessa quarta-feira (27), de uma instrução com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). A capacitação ocorreu na sede do Aeroporto de Fortaleza, no bairro Serrinha – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) da Capital.

No local, profissionais lotados na 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/1ºBBM) tiveram a oportunidade de participar de uma palestra. Na ocasião, um relato sobre a história da Ciopaer e assuntos como serviços executados nas bases e aeronaves existentes no Ceará, e o funcionamento dos helicópteros disponíveis pela instituição foram abordados.

Ainda durante a formação, os bombeiros militares receberam instruções sobre os procedimentos de desligamento da aeronave em caso de emergência, a localização de extintores, capacidade de combustível e autonomia de voo, além da segurança de aproximação e a realização de embarque e desembarque. Os profissionais tiveram a oportunidade também de visitar o interior do helicóptero H135, que compõe a frota de aeronaves da Ciopaer.

O equipamento é considerado um dos mais modernos disponibilizados para as operações de Segurança Pública no Estado. A capacitação é fornecida para que os bombeiros militares de aeródromo possam se habituar com os diversos tipos de aeronaves.