Reunião avança na elaboração do Inventário de Emissões do Estado do Ceará

28 de abril de 2022 - 15:53 # # # # #

Ascom Sema

Foi realizada nesta quinta-feira (28) mais uma reunião para elaboração do Inventário de Emissões do Ceará. A ferramenta será fundamental para o Estado saber a característica e escopos de suas emissões de gases do efeito estufa, assim como também traçar as estratégias mais eficazes para agir em conformidade com a nova agenda de baixo carbono internacional. Com o compromisso Net Zero 2050, o Estado do Ceará tem se destacado no âmbito nacional, juntamente com os demais estados do país que buscam se alinhar com um modelo de desenvolvimento sustentável promovido pela Agenda 2030.

Participaram da reunião os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) Magda Marinho, Viviane Monte, Henrique Ziegler; além de membros da organização norte-americana Center for Environmental Peacebuilding, Amber Houghstow, como diretora, e Max Almeida. Também presente, a Climate Safe, empresa especialista em estratégias de baixo carbono, representada pelo seu diretor Binura Perera e por Clívia Silva.

O Inventário de Emissões está alinhado com a agenda local do Estado do Ceará, o qual vem promovendo atividades que facilitem o entendimento e implementação de políticas voltadas para a mitigação e adaptação às mudanças do clima. A ferramenta está inserida dentro do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema e Semace “Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima do Ceará: inovação às políticas públicas estaduais de adaptação e mitigação dos impactos climáticos”, recentemente aprovado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Além do Inventário de Emissões, outros produtos estão previstos como resultado dessa parceria, tais como um Roadmap para o Mercado de Carbono do Estado do Ceará e o Plano Bio-Clima, o qual irá buscar identificar áreas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, o que possibilitará a criação de ações voltadas para a adaptação dessa áreas.