SAP inicia novos cursos para internos através do Pronatec e certifica turmas inaugurais

28 de abril de 2022 - 09:55 # # # #

Ascom SAP -texto e fotos

A qualificação profissional é um mecanismo efetivo para reintegração social dos internos do sistema prisional do Estado do Ceará. A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, qualificará novos internos pelo projeto “Pronatec Prisional: novos caminhos”. Os cursos estão sendo realizados através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Neste ano, o projeto iniciou com 400 vagas, sendo 220 destinadas aos internos do sistema prisional e 180 para egressos. A capacitação oferecida é nas áreas de pinturas de obras e costura. Já foram certificados 40 internos das turmas iniciais de ambos os cursos.

O curso de pintura de obras possui 20 alunos que estão nas aulas práticas sendo efetuadas na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL 4). Os alunos estão fazendo a reestruturação das dependências da unidade. Já no curso de costura, também estão sendo beneficiados 20 internos do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS) e da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim.

Os cursos contam com carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. No curso de pintura de obras, os alunos passam por aulas teóricas e práticas desde a preparação de superfícies, conhecimentos técnicos de medição, textura, acessórios para pintura, cuidados e problemas comuns de pintura, dentre outros. E no curso de costura, os internos aprendem a desenvolver habilidades de cortar, controlar a máquina de costura, confecção de peças, procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta o empenho da secretaria em capacitar o maior número de pessoas dentro e fora do sistema prisional. “Como eu sempre digo, esses são os resultados da evolução do sistema penitenciário. Estamos atingindo maciçamente a população carcerária. Por exemplo, o curso de pintura está incluso a tinta e as tinta estão usando para pintar a unidade. Ou seja, economia pro Estado, remição de pena e capacitação profissional pro interno. Isso mostra que a capacitação, a educação e o trabalho estão reinando dentro do sistema”, afirma.

O professor do curso de pinturas de obras do Senai, Fábio Tavares, fala da experiência com os internos. “Já estou ministrando aulas há 2 meses e estou surpreso com os resultado atingidos pelos alunos. Estamos fazendo a reforma da CPPL4, com quase 60% de finalização e tudo com mão de obra carcerária. O objetivo é manter essa mão de obra fixa na unidade ou até mesmo se estender para outras demandas dentro dos complexos”, atenta.

A coordenadora pedagógica do Senai e do projeto, Regiane Sousa, ressalta a importância dessa parceria para a vida dos internos. “A função principal do Senai é formar profissionais qualificados para a indústria e o mercado de trabalho. Construir essa parte da sociedade é muito importante, pois essas pessoas já possuem por si o estigma da exclusão social e já traz a dificuldade da formação que boa parte deles não possuem quando chegam no sistema. O Senai exerce um papel social fundamental, pois todos que fazem parte do projeto se desenvolvem emocionalmente, socialmente e tecnicamente”, conclui.

O interno e monitor do curso de pintura de obras da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL 4), Manuel Victor, se sente grato em estar se aperfeiçoando profissionalmente. “Estar recebendo essa oportunidade é gratificante. Já havia trabalho nessa área lá fora e aqui na unidade tive a chance de adquirir mais conhecimento e conquistei o certificado na especialidade. Nunca imaginei que viraria monitor no curso e liderar o grupo está sendo um desafio enriquecedor pro meu pessoal e pro profissional”, conta.

O interno e concludente do curso de costura no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS), David Sousa, acredita em um futuro melhor. “Aprender uma nova profissão, seja ela em qual área, foi uma decisão minha de começar a mudar de vida. O curso de costura me surpreendeu e hoje sou muito agradecido por essa oportunidade. Estou muito feliz e acredito que logo logo conseguirei sair daqui e me reinserir no mercado de trabalho”, comemora.