Aesp inicia segunda edição do Curso de Caçador Policial

2 de maio de 2022 - 17:08 # # # # #

Ascom Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (02), a segunda edição do Curso de Caçador Policial. A capacitação, que tem uma carga-horária de 268 horas/aula, tem o objetivo habilitar policiais na perícia de tiro com armas longas, nos procedimentos táticos individuais e na tática dos pequenos escalões.

A aula inaugural do curso foi ministrada pelo especialista em balística e atirador, sargento PMCE Alex Sampaio Mendes, e contou com as presenças do secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio de Oliveira Júnior; do diretor de gestão e planejamento interno da Aesp, delegado Nartan Andrade, do diretor de gestão e planejamento interno da Pefoce, Renato Jevson, e do comandante do CPChoque, tenente-coronel Sinval da Silveira Sampaio.

Segundo o comandante do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi/PMCE), tenente-coronel Antonio Gonçalves Cavalcante, que também é coordenador do curso, a intenção é aumentar o nível de especialização técnico-profissional dos policiais com a obtenção de conhecimentos para o atendimento de ocorrências de alta complexidade em área rurais e regiões inóspitas, e destaca a importância do caçador policial.

“Nosso efetivo (Bepi) é treinado e especializado para combater crimes de alto risco, que são esses conhecidos de novo cangaço, como, por exemplo, assaltos aos carros fortes, agências bancárias e instituições financeiras. E a figura do caçador é de fundamental importância, porque é aquele homem que vai dar suporte, vai dar segurança, que vai repassar informações para os integrantes da patrulha que estão atuando dia a dia no nosso terreno’, pontuou Cavalcante.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do Curso, o cronograma conta com as disciplinas de Controle do tiro, Detecção de alvos, Doutrina Institucional, Histórico do Caçador, Gerenciamento de Crises, Orientação e Confecção da Roupa Ghillie e Bolsa de Caçada, Pista de Pistola e Fuzil, Primeiros Socorros; Rastreamento e Contra Rastreamento; Tática Contra Sniper; Tiro de Precisão; Software Balístico; Técnica de Tiro em Situações Especiais e Diversas Práticas de Tiro.

Ao todo, 22 profissionais participam da capacitação, sendo: 16 policiais militares do Ceará; dois policiais militares da Paraíba; dois policiais rodoviários federais, um policial civil do Ceará e um integrante da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

Primeira edição

A primeira turma do Curso de Caçador Policial foi promovida pela Aesp em 2017 e formou 30 agentes de segurança pública, incluindo policiais militares dos estados do Ceará, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro; além de militares do exército e policiais federais.