Programa de Residência em Oftalmologia do HGF tem o segundo melhor resultado do Brasil

2 de maio de 2022 - 16:23 # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF Texto e Fotos

Pontuação mostra um salto de duas posições em relação ao resultado do ano passado, ficando atrás apenas do programa da USP

Há três anos entre os melhores resultados do Norte e Nordeste, o Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conquistou a segunda melhor pontuação do Brasil na Prova Nacional de Oftalmologia 2022. O exame, realizado anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), avalia 95 programas em todo o País e é requisito fundamental para a obtenção do título de especialista na área.

Atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), o programa do HGF vem numa crescente nos últimos dez anos. “Em 2011, tínhamos uma taxa de abandono de cerca de 50%. Com o tempo, fomos organizando rodízios de aulas, estimulando cirurgias e crescendo entre as residências de Oftalmologia brasileiras”, explica o médico oftalmologista e coordenador do Programa, Dácio Costa. Os residentes contam com aulas de segunda a sexta-feira, além da participação ativa nos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

Outra vantagem dos residentes da unidade hospitalar cearense é o contato direto com profissionais de diferentes subespecialidades da Oftalmologia. “Nos últimos dois anos, houve um aumento de médicos que vieram para colaborar em áreas muito específicas, como Órbita e Uveíte, que não tínhamos antes no nosso serviço”, enfatiza o coordenador.

Para o médico residente Felipe Souto, fazer parte do time do Programa de Residência em Oftalmologia do HGF representa uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. “Além de aprender com profissionais de diversas especialidades, a gente tem a possibilidade de atender pessoas de todo o Estado, com casos muito complexos. É uma forma de contribuir para a saúde ocular da população e retribuir todo o tempo e os recursos que foram investidos em nós”, ressalta o profissional.

A turma de Souto, que entregou a segunda melhor pontuação do Brasil na prova da CBO, foi também a mais atingida pelas mudanças da rotina de atendimento causadas pela pandemia de covid-19. “A residência acabou sendo prejudicada porque os profissionais tiveram de se deslocar para atender pacientes com a doença. Por outro lado, isso gerou neles bastante garra para, posteriormente, correr atrás de cada atendimento oftalmológico no ambulatório e nos procedimentos cirúrgicos”, pontua Costa.

Tecnologia de ponta

Novos equipamentos do serviço foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

Aliado à qualidade do ensino, o investimento em tecnologia também tem sido primordial para alavancar os resultados dos profissionais do Programa. Em 2020, o serviço de Oftalmologia do HGF recebeu novos equipamentos para aprimoramento de diagnóstico ambulatorial e realização de procedimentos cirúrgicos, incluindo dois microscópios de tecnologia alemã capazes de realizar cirurgias em 3D.