Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania vai atender a 34 comunidades em maio

3 de maio de 2022 - 12:02 # # # # #

Ascom SPS

Comunidades de mais 34 bairros de Fortaleza serão contempladas, neste mês, com o projeto Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania, promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Serviços de emissão de documentação civil, de saúde, nutrição, palestras educativas e orientações sobre capacitação e empregabilidade são algumas das atividades ofertadas, gratuitamente. Apresentações artísticas, culturais e esportivas envolvem e animam o público. As atividades ocorrem das 8h30 às 16h.

Nesta semana, serão realizadas ações integradas no Circo Escola Conjunto Palmeiras e ABC Palmeiras, na quarta-feira, 4; no Circo Escola e ABC Bom Jardim, no dia 5; e no Centro Comunitário Santa Teresinha, na sexta-feira, 6. No dia 10, serão beneficiadas as comunidades do entorno do Complexo Social Mais Infância João XXIII, e no dia 16, do Centro Comunitário São Vicente. A perspectiva é atender mais de três mil pessoas, em maio.

“A Ação Integrada envolve projetos públicos de socialização infantojuvenil e de integração familiar e comunitária, para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social, nas suas necessidades mais urgentes. São ações de cidadania, socioassistenciais, de saúde, nutrição, de lazer e recreação artística e cultural, destinadas gratuitamente às comunidades”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Os projetos são desenvolvidos nos ABCs, Centros Comunitários e Complexos Sociais Mais Infância, em Fortaleza. Os serviços são ofertados pelas coordenadorias da Proteção Social Básica (CPSB) e de Cidadania, da SPS. Em abril, foram beneficiadas 2.318 pessoas, de 29 bairros na Capital; nos ABCs Mondubim, Serrinha e Cajueiro Torto, em Messejana, e no Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor, em bairro homônimo.

Ações

Em cada Ação Integrada, o Caminhão do Cidadão oferta serviços de emissão de documentos de identificação básica (RG e CPF) e atestado de antecedentes criminais, enquanto a Célula de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) explica a importância da alimentação saudável, e agentes de saúde aplicam vacina contra Covid-19, fazem aferição de pressão e glicemia e massagem corporal.

Técnicos da SPS ministram também palestra sobre tráfico de pessoas e de drogas e orientam sobre inserção e atualização de cadastro no Bolsa Família. O Espaço Viva Gente mostra os cuidados com a saúde e os benefícios de plantas medicinais.

O Primeiro Passo dá dicas de como se inscrever em cursos de capacitação e estágios do projeto e sobre o primeiro emprego; enquanto o Arte na Praça envolve e alegra a garotada, com atividades esportivas, apresentações artísticas, pinturas de rosto e em gesso e confecção de pipas.

Serviço:

Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania
Data: Quarta-feira, 4 de maio
Local: Circo Escola Conj Palmeiras/ABC Palmeiras
Endereço: Rua Castelo de Castro – bairro Conjunto Palmeiras.
Horário: 8h30 às 16 horas

Data: Quinta-feira, 5 de maio
Local: Circo Escola e ABC Bom Jardim
Endereço: Rua Três Corações, 762 – bairro Bom Jardim
Horário: 8h30 às 16 horas

Data: Sexta-feira, 6 de maio
Local: Centro Comunitário Santa Terezinha
Endereço: Rua: Osmundo Cavalcante Oliveira, S/N- Conj. Santa Terezinha
Horário: 8h30 às 16 horas

Data: Terça-feira, 10 de maio
Local: Complexo Social Mais Infância João XXIII
Endereço: Rua: Araguiana, 77 – Bairro João XXIII
Horário: 8h30 às 16 horas

Data: Terça-feira, 16 de maio
Local: Centro Comunitário São Vicente
Endereço: Rua do Rosário, S/N – Conj. São Vicente de Paulo -Bairro Aldeota
Horário: 8h30 às 16 horas