Região do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, ganha reforço na segurança com a chegada da 2ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar

3 de maio de 2022 - 19:06 # # # # # # #

Daniel Herculano - Comunicação Institucional Texto
Tiago Stille Fotos

 

Para reforçar a segurança dos moradores do bairro Bom Jardim e adjacências, o Governo do Ceará entregou nesta terça-feira (3), a sede da 2ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O equipamento foi inaugurado com a presença da governadora Izolda Cela, do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira.

A governadora ressaltou a importância de entregar um equipamento de segurança para atender a região do Grande Bom Jardim. “Essa nova companhia faz parte de um programa de melhoria das estruturas e das condições de trabalho da corporação policial. A PM terá condições confortáveis e funcionais de trabalho para atuar nessa área, um local escolhido pelo planejamento territorial e da necessidade da segurança pública”, apontou.

A nova companhia contará com um efetivo de 145 militares, sete motos, seis viaturas e vai reforçar a segurança para os moradores de bairros, como Bom Jardim, Granja Lisboa e Siqueira.

“Aqui temos um equipamento que dá ao policial uma melhor condição de trabalho. É um importante investimento dentro de um planejamento para a segurança pública do Estado. A PM vislumbrou a necessidade de uma base física exatamente nesse local, uma referência para o policiamento da região. Quero destacar também a importância dos nossos projetos sociais, nossas crianças e os jovens aqui presentes admiram e respeitam a PM do Ceará”, explicou o titular da SSPDS.

 

Com um investimento de pouco mais de R$ 900 mil, a 2ª CIA do 17º BPM tem na estrutura física: salas, banheiros, alojamento, auditório e dispensa.

Para o coronel Márcio Oliveira, ter um batalhão como esse na área da cidade é estratégico, e vai atender bem a população. “Receber esse equipamento nos motiva, e sem dúvida, vai melhorar as ações da PM na região, fortalecendo o policiamento ostensivo geral, dando uma maior e melhor dinâmica no atendimento das ocorrências. Um local que também nos aproxima da comunidade, somos uma polícia mais presente, mais altiva e mais conectada com os anseios da população”, pontuou.

Projetos pela paz

 

O 17º Batalhão da PM possui os projetos Craques da Paz e Lutando pela Paz, ambos atendendo nas áreas do Bom Jardim, Granja Lisboa e Siqueira, todos tendo policiais como instrutores. Além de tirar as crianças e jovens da rua com a prática dos esportes (futebol, karatê e judô), os projetos sociais do Batalhão promovem encaminhamento para estágios e empregos. Atualmente, 365 alunos são atendidos nos projetos de esporte, e 12 foram encaminhados para estágios e empregos, com as empresas parceiras.

Presentes ao evento

Estavam presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; comandante do 17º Batalhão da PM, tenente coronel Adriano Costa Cavalcante, o comandante da 2a Companhia do 17º Batalhão, 1º tenente Pedro Henrique de Souza, o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Nogueira; Coronel Ronaldo Roque, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará; Diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Clairton Abreu; e do coronel Alexandre Ávila, chefe da Casa militar do Governo do Ceará.