“Ioiô Itinerante”: Bode Ioiô chega para visitação gratuita, de 4 a 20 de maio, no Theatro José de Alencar

4 de maio de 2022 - 16:20 # # # # # #

Ascom TJA

A atração permanecerá de terça a domingo, na Sala Izaíra Silvino (Foyer); no dia 7 de maio, acontece também o último ensaio da Iracema Big Band

O bode mais famoso e mais querido do Ceará está prestes a chegar ao Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A ação integra a programação do projeto “Ioiô Itinerante”, que marca o centenário da eleição a vereador do Bode Ioiô e o aniversário de 90 anos do Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro).

Do dia 4 ao dia 20 de maio, no mesmo horário das tradicionais “Visitas Guiadas” ao TJA, quem vier ao equipamento poderá encontrar-se com o Bode Ioiô, que ficará em exposição na Sala Izaíra Silvino (Foyer) nos seguintes dias/horários: de terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h; aos sábados e domingos, às 14h, 15h e 16h.

Para conhecer de perto o querido caprino cearense, a entrada é gratuita. Porém, se o visitante optar por uma Visita Guiada completa aos espaços que compõem o Theatro José de Alencar (Palco Principal, Jardim de Burle Marx,Anexo CENA, etc)), o valor da entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – forma de pagamento somente em espécie.

Seguindo os atuais protocolos em relação à covid-19, faz-se necessário apresentar na entrada somente o comprovante de vacinação completa (mínimo de duas doses); o uso de máscaras de proteção passa a ser facultativo em todos os ambientes do TJA.

Iracema Big Band

No dia 7 de maio, das 9h às 12h, acontece também o último ensaio no TJA da Iracema Big Band. Unindo instrumentos de sopro e percussão, num repertório que é puro suingue, de Glória Gaynor a Beatles, de Fela Kuti a Doces Bárbaros, a Iracema Big Band é a responsável por puxar o bloco Iracema Bode Beat em cortejo pelas ruas da Cidade, principalmente nos períodos de Pré e Carnaval alencarinos. O ensaio é aberto para quem quiser juntar-se à banda. Se você quiser chegar com seu instrumento, a hora é essa!

Ioiô Itinerante

Com uma série de atividades como mesas-redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras, para celebrar as efemérides, o programa “Ioiô Itinerante” teve início no dia 9 de março e estende suas ações até maio. A programação acontece em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC), museus que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC); o Sobrado Dr. José Lourenço; o Theatro José de Alencar; o Cineteatro São Luiz; e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará.

Bode Ioiô

Personagem da cidade de Fortaleza, o Bode Ioiô ganhou o mundo com sua história inusitada. Ganhou fama quando foi eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato de protesto da população. Conta a memória de Fortaleza que o caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, sobremaneira os Cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias. O fato tem sido narrado por muitos memorialistas da cidade e mesmo por viajantes.

Após seus anos finais, o animal chegou a ganhar necrológios em alguns dos jornais locais e seu dono providenciou para que fosse empalhado, sendo então doado ao recém-criado Museu Histórico do Ceará – que se tornou o Museu do Ceará -, onde até hoje se encontra e nunca saiu de exposição, contrariando a opinião de muitos à época, de que um bode sertanejo nunca deveria figurar ao lado das “personalidades ilustres” da História de nosso estado. O personagem também foi tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti em 2019 e tem inspirado muita gente ao longo de sua história.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará. A instituição é sediada no Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. A edificação foi tombada pelo seu valor histórico e arquitetônico em 28 de fevereiro de 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O Museu do Ceará conta com 13 mil peças em seu acervo.

Atualmente, o Museu do Ceará está com visitas suspensas por conta da necessidade de restauro, requalificação e modernização do equipamento cultural. A obra conta com recursos do tesouro estadual e do edital de chamamento para seleção de projetos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A conclusão da obra está programada para 2023. Enquanto isso, o Museu do Ceará estará realizando ações itinerantes e online.

Serviço

Bode Ioiô no TJA

Data; de 4 a 20 de maio

Local: Sala Izaíra Silvino (Foyer), do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Visitação: de terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h; aos sábados e domingos, às 14h, 15h e 16h

Entrada franca

* Obrigatória a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses), acompanhado documento oficial com foto

Ensaio da Iracema Big Band

Data: 7 de maio (sábado), das 9h às 12h

Local: Praça Mestre Boca Rica/ Anexo CENA do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)