Porto Dragão recebe Getúlio Abelha e artistas cearenses para apresentação de trap neste sábado (7)

4 de maio de 2022 - 15:41 # # # # # #

Ascom Porto Dragão

Nomes como Kaliope e Nego Cássio marcam presença no evento que prestigia o subgênero musical em ascensão

Apesar de ter surgido ainda no começo dos anos 2000, o trap é um subgênero musical que começou a se popularizar no território brasileiro apenas nos últimos anos, mas já encontra um público fiel por onde passa. Em Fortaleza, não é diferente. Explorando as diferentes possibilidades que os beats e as rimas oferecem, artistas cearenses se apresentam neste sábado (7), às 20h, na Praça das Artes, no Centro Cultural Porto Dragão. Os ingressos podem ser garantidos em sympla.com.br/portodragao.

A apresentação conta com nomes como Gutto, Yarley, Kaliope, Nego Cássio e DJ PL, que prometem trazer suas diferentes bagagens musicais e profissionais para agregar ao evento. Já o encerramento fica por conta do cantor e performer Getúlio Abelha.

Realizado pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 16 anos.

Sobre os artistas

Gutto

Desde criança é a estrela da sua quebrada. Iniciou sua carreira na música cantando funk e, desde então, vem desenvolvendo seu som fazendo Rap melódico. Através da sua música, o artista transmite sentimentos e desejos de transformações sociais e fé. Sua poesia o levou recentemente ao programa “Encontro com Fátima Bernardes”, no quadro Poesia com Rapadura do poeta Bráulio Bessa. Atualmente, o artista está desenvolvendo seu primeiro álbum intitulado “Parábolas de favela”, onde trás sua visão de mundo a partir de suas vivências.

Yarley Martins

É o influencer dos vet. Personalidade cativa da periferia fortalezense, surgiu no entretenimento fazendo vídeos de humor na internet e, desde então, o artista passou a desenvolver suas múltiplas linguagens. Na música, participou em diversos feats de artistas da cidade e vem gerando grandes expectativas dentro e fora da nova cena cearense. Yah prepara uma sequência de lançamentos para esse ano junto a produtores e artistas renomados do rap nacional.

Kaliope

Artista multi-gênero cearense, teve seu primeiro contato com a música através da cena underground cearense de 2006, formando seu primeiro grupo independente, o Projeto Rivera, que fez diversas turnês pelo Brasil com seus dois álbuns lançados. Atualmente está desenvolvendo sua carreira solo paralelo ao grupo, trazendo modernidade e originalidade na sonoridade e passeando por diversos estilos, mas tendo como seu principal alicerce as batidas do Trap music. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo intitulado #bugdomilenio, trabalho produzido totalmente por ele mesmo e que aponta futuras ramificações do Trap no meio alternativo.

Nego Cássio

Artista local da periferia de Fortaleza, teve seu primeiro contato com a música em 2013, quando começou nas batalhas de rima. Porém, sua carreira como rapper começou em 2016, com o grupo Castelo de Rima, onde teve participação em dois singles do grupo. Após o fim do grupo em 2019, Nego Cássio deu início a sua carreira solo, que hoje soma 4 singles disponíveis em todas as plataformas digitais. Seu último single lançado chama-se “Independente” e conta com a produção de um videoclipe, o primeiro na carreira do artista.

DJ PL

Seu primeiro contato com a música foi na escola e na internet. Em seguida, nas ruas, o contato com o hip hop aconteceu através do som dos MC’s do seu bairro. A partir dessa influência, passou a desenvolver beats para somar no seu cenário, se tornando beatmaker. A partir daí, teve a iniciativa de estudar e começar a produzir.

Getúlio Abelha

Um dos novos nomes em forte ascensão no cenário musical do país. Sua mistura sonora atravessa o forró tradicional, o pop e o eletrônico, com atitude punk. Questões atuais, políticas, corpos, gênero e críticas ao conservadorismo estão presentes na sua música, dança e audiovisual. Nos palcos, Getúlio Abelha é explosão pura, com seus bailarinos coreografados e figurinos impactantes.

Serviço

Apresentação TRAP – Porto Hub

Com Gutto, Yarley, Kaliope, Nego Cássio e DJ PL

Encerramento com Getúlio Abelha

07 de maio, sábado, às 20h

Gratuito, na Praça das Artes, no Centro Cultural Porto Dragão

Ingressos