Alunos da 2º Edição do Curso de Caçador Policial seguem com treinamentos na Aesp

5 de maio de 2022 - 17:15 # # # #

Ascom SSPDS

Segue em ritmo acelerado o treinamento dos alunos da segunda edição do Curso de Caçador Policial. A capacitação foi iniciada na última segunda-feira (2), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Ao todo, 22 profissionais participam das aulas.

Segundo a coordenação do curso, logo nos primeiros momentos o grupo passou por instrução de orientação e confecção da roupa Ghillie, que é um acessório operacional confeccionado pelo próprio aluno. A vestimenta é fundamental para a camuflagem do caçador no desenvolvimento das operações. O instrutor do Bepi da PMCE, sargento Roque, falou sobre os equipamentos utilizados pelos alunos.

“Ghillie Sui é um termo que nasceu na Escócia, onde os caçadores costumavam atar sacos de tecido ao seu corpo para disfarçarem os seus contornos e iludirem a caça. O “Ghillie” significa “rapaz” e referia-se aos servos que assistiam os senhores nas caçadas e que tinham como função perseguir a caça. “Ghillie dhu” é também um espírito das árvores no folclore gaélico, que costuma disfarçar-se no meio de folhas e vegetação”, concluiu o militar.

Atualmente, eles passam por instrução de Aprestamento Operacional e Apresentação do fuzil AGLC. “Com a instrução teórico-prático de hoje, os alunos do II Curso de caçador policial se capacitaram a calcular a distância possível alvo, com cálculos de algébrica e utilização de seu instrumento óptico acoplado no seu fuzil AGLC, a distância entre o caçador e o alvo é a primeira informação necessária para que os demais cálculos inerentes de um tiro de precisão em longa distância seja efetivo”, informou o monitor do curso, tenente J. Neto.

Sobre o curso


A capacitação, que é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), tem uma carga horária de 268 horas/aula, e visa habilitar policiais na perícia de tiro com armas longas, nos procedimentos táticos individuais e na tática dos pequenos escalões.

*Com informações da Ascom da Aesp e fotos da equipe de instrução