“Ih! Nova Live” desta quinta-feira (5) discute vantagens da inovação aberta na gestão pública 5 DE MAIO DE 2022 – 10:55

5 de maio de 2022 - 12:01 # # # #

Daniel Araújo- Ascom ESP/CE Texto
Edmilson Miranda Arte Gráfica

Modelo de gestão voltado à proposta colaborativa, a inovação aberta surge como resposta às dificuldades das instituições em criar soluções inovadoras sozinhas. Nesse ambiente de trabalho feito a várias mãos, de forma intersetorial, muitas são as vantagens de se produzir com parceiros externos. Deixam-se de lado os segredos corporativos e adota-se a lógica integrada entre indivíduos e órgãos públicos.

Para falar sobre as potencialidades e especificidades da temática, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, nesta quinta-feira (5), mais uma edição da Ih! Nova Live. A transmissão ocorre no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara) a partir das 19 horas.

O encontro virtual contará com a participação de Simone Nunes, coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC Quixadá); de Paulo Armando, pesquisador em Saúde Digital pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará); e de Samuel Façanha, cientista-chefe de Inovação do Ceará pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Durante uma hora, os participantes debaterão algumas das principais questões relacionadas ao tema. A mediação do evento será feita pelo comunicador e bolsista do Laboratório de Inovação do SUS no Ceará (Felicilab), Edmilson Miranda Júnior.

“Ih! Nova Live”

Lançada em março deste ano, a Ih! Nova Live é realizada semanalmente com objetivo de apresentar e discutir iniciativas de inovação em Saúde, além de posicionar, estrategicamente, na esfera pública, soluções desenvolvidas pelo Felicilab desde sua criação, em 2020.

Inovação Aberta

Do inglês “open innovation”, a inovação aberta é um conceito criado pelo professor norte-americano Henry Chesbrough, em 2003, cuja proposta baseia-se no uso de fluxos de conhecimentos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo.

Trata-se, portanto, de uma abordagem mais disruptiva e menos centralizada, envolvendo diversas esferas, a exemplo de empresas, ambiente acadêmico, startups e consumidores a fim de se pensar soluções inovadoras e modos de se melhorar os resultados de uma organização de modo geral.

Serviço

“Ih! Nova Live”

Tema: O que é a Inovação Aberta?
Data: quinta-feira (5), às 19h
Local: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)