Oficina “Imagine” sensibiliza e capacita Agentes Jovens Ambientais para a produção audiovisual

5 de maio de 2022 - 17:23 # # # #

Ascom Sema

A Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), iniciou o Ciclo de Oficinas IMAGINE, nessa segunda-feira (2), no Parque Ecológico Renato Braga, no município de Maranguape, com a realização da primeira oficina do projeto integrante do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo do Ceará. O evento contou com a presença de 21 participantes, entre jovens do AJA, coordenadores regionais do programa e técnicos do município.

De acordo com o educador ambiental, Sérgio Mota, ministrante das oficinas, na oportunidade, os participantes aprenderam técnicas de produção audiovisual com o celular, utilizando metodologia pautada na relação de afeto com o seu território. “IMAGINE é um conjunto de atividades, voltadas para os integrantes do programa AJA, que busca sensibilizar o olhar, leitura de paisagem e reconhecimento de território por parte dos jovens”, disse. “O objetivo é fortalecer a interação dos mesmos com seus territórios e capacitá-los para a produção audiovisual”, completa Karlo Kardozo, que ministra as oficinas, em parceria com Mota.

O agente jovem ambiental, Charles, de Maranguape, contou que foi “incrível, muito especial, um privilégio” participar da oficina. “Fomos incentivados a desenvolver nossa capacidade de ver e interpretar a natureza em seu todo através das câmeras a partir do nosso olhar, aprendemos técnicas de fotografia que foram postos em prática, durante uma trilha pelo Parque Ecológico Professor Renato Braga, localizado no Centro de Maranguape, uma imensa área verde no meio da nossa cidade”, contou. O programa conta com 15 AJAs atuando no município.

Para um dos coordenadores dos AJAs que atuam na RMF, Ronyere Barbosa, a oficina fortalece o compromisso do programa com a preservação ambiental, com a transformação social e com o crescimento pessoal dos jovens. “Utilizando a ferramenta da fotografia como um instrumento de compartilhamento, de pertencimento comunitário e de sensibilização, acerca da realidade, a oficina possibilitou a cada jovem participante, aprimorar o olhar para o meio ambiente natural e urbano, e para as pessoas, em seu território”, comentou. Todo material produzido nas oficinas pode ser conferido no Instagram do projeto: @IMAGINE.AJA.

Este primeiro ciclo contemplará AJAs de 12 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), capacitando cerca de 200 jovens. Confira o calendário das próximas oficinas:

Ciclo de Oficinas IMAGINE

Cronograma – Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Data Turno Coordenador Município – Localidade
2 de maio (segunda) Manhã Ronyere Maranguape – Parque Renato Braga
5 de maio (quarta) Manhã Débora Paracuru – Centro/ Praia do Farol
6 de maio (sexta) Manhã Haroldo Itaitinga
9 de maio (segunda) Manhã Haroldo Cascavel
11 de maio (quarta) Manhã Débora Paraipaba – Setor E
13 de maio (sexta) Tarde Ronyere Fortaleza – Barra do Ceará
16 de maio (segunda) Manhã Débora Caucaia – Aldeia Anacé
18 de maio ( quarta) Tarde Ronyere Aquiraz – Aldeia Jenipapo-Kanindé
20 de maio (sexta) Manhã Haroldo Horizonte
23 de maio (segunda) Manhã Haroldo Pacajus
25 de maio (quarta) Tarde Ronyere Maracanaú – Praça do Timbó
27 de maio (sexta) Manhã Débora São Gonçalo – Croatá

Sobre o AJA

O Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política do governo do Ceará, conforme Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020. Sob a gestão da Sema, atende quase 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em municípios cearenses, com o objetivo de qualificar social e profissionalmente os mesmos, por meio de ações socioambientais. Busca estimular a participação dos jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.

Com carga horária de quatro horas diárias ou 20 horas semanais, os AJAs atuam na promoção de ações socioambientais, de caráter local, recebendo os seguintes benefícios:

– auxílio financeiro mensal de R$ 200,00;

– seguro acidente;

– fardamento, capacitação e certificado de participação nos cursos de formação.

É possível obter mais informações sobre o Programa Agente Jovem Ambiental no link ou nos stories do Instagram da SEMA (@semaceara).