Consórcio Nordeste: Encontro de secretários estaduais fortalece luta coletiva pela Assistência Social

6 de maio de 2022 - 10:10 # # # # # #

Ascom SPS - Texto e fotos

A Assistência Social tem se consolidado como uma luta coletiva na região Nordeste. Na reunião da Câmara Técnica da Assistência Social do Consórcio Nordeste, realizada nesta quinta-feira (5), na cidade do Crato, no Ceará, representantes das secretarias de sete estados nordestinos compartilharam suas ações, assim como a importância de avançar na política da Assistência Social.

Tendo como um dos principais pontos de discussão o Nordeste Acolhe, o grupo definiu por encaminhamentos mais concretos em cada estado pela implantação do programa.

“Esse grupo de trabalho tem mostrado que é possível um trabalho comum (na região)”, pontuou a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e integrante da Frente Nacional em Defesa do Suas, Márcia Lopes. Para ela, a Câmara Temática tem mostrado que é possível que o Nordeste se fortaleça.

Agora, segundo ela, é o momento de “discutir o que é prioridade até o fim do ano e olhar para o futuro, o que a gente quer para 2023”. E completou: “Vamos estruturar uma política pública que tenha a presença forte dos municípios e dos Estados”.

A opinião foi compartilhada pela coordenadora da Câmara Temática e secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris Oliveira, que também destacou a conquista que foi, para a Assistência Social, a criação desta Câmara Temática dentro do Consórcio Nordeste. “Dentro do fórum de governadores do Nordeste, para a Assistência, é uma conquista, um avanço. Quero agradecer aos governadores pelo abraço à Assistência Social”, destacou.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Onélia Santana, participou da reunião, destacando a importância da política ser construída de forma compartilhada entre Estado, municípios e Governo Federal. “No Ceará, os prefeitos municipais são grandes parceiros. Precisamos reforçar que essa responsabilidade é tripartite: Estado, municípios e Governo Federal”, ressaltou ela, apresentando ainda algumas das principais ações implantadas no Ceará.