Dia do Teatro Cearense: Solenidade realiza entrega do Troféu J. Cabral e do Prêmio Quimeras de Teatro no TJA

6 de maio de 2022 - 12:13 # # # # #

Ascom TJA - Texto

Organizado pelo ator e escritor cearense Antônio Marcelo, o evento acontece no dia 7 de maio (sábado), às 19h, no Palco Principal

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no sábado (7), às 19h, no Palco Principal, a solenidade que celebra o Dia do Teatro Cearense com a entrega de duas premiações – Prêmio Quimeras de Teatro e Troféu J. Cabral – ambos idealizados pelo ator e escritor cearense Antônio Marcelo.

Nesta edição, será realizada a entrega do terceiro e quarto Prêmio Quimeras de Teatro e do Troféu J. Cabral. Três artistas com relevante contribuição às artes cênicas serão agraciados com o Troféu J. Cabral 2019: Mazé Figueiredo, Patrícia Bastos e Andrea Mouta. Todos esses artistas com mais de 20, 30, 40 anos de militância cultural. E mais dois nomes artísticos são reverenciados pelo ano de 2020: Tonico Lacerda e Denise Costa.

A Comemoração do Dia do Teatro Cearense chega à sua nona e décima edição. O evento iniciou em 2012 e acontece sempre no primeiro sábado de abril; neste ano, por fragilidades via pandemia, acontecerá neste mês de maio. O evento busca sua independência financeira: para isso, irá cobrar bilheteria. Os artistas indicados também estão contribuindo com a realização do evento.

Antônio Marcelo diz que a premiação não se restringe apenas aos artistas do Ceará, mas a todos aqueles que vêm ao Ceará participar de algum processo teatral por aqui. Portanto, o prêmio deverá se consolidar como um prêmio nacional. O Prêmio Quimeras de Teatro tem o nome homônimo do mesmo grupo que o criou. Já o Troféu J. Cabral é uma homenagem ao teatrólogo J. Cabral, que tanto amou e dignificou o teatro.

Diretor do Conjunto Teatral Cearense, foi o Grupo que mais viajou pelo Ceará. Foi ele o único artista que teve uma pensão concedida pelo Estado como reconhecimento de sua contribuição ao teatro cearense. Em 2022, o evento traz como atração um desfile de moda moderno e relevante para as questões do meio ambiente, tendo a assinatura de Clara Uchôa.

E também a atração musical com Naiara Ferrer, que também é uma das cerimonialistas junto de Erica Cardoso (recentemente vencedora na categoria de Melhor Atriz em um festival de cinema em Toronto/ Canadá), Neide Oliveira (diretora do Grupo Avia de Teatro) e Anny Maia, atriz global que fez recentemente a Princesa Isabel na novela “Nos Tempos do Imperador”.

O Dia do Teatro Cearense é uma iniciativa privada e conta com o apoio dos artistas que contribuem para a realização do evento como podem. “É uma festa de artista para artista onde o cintilar das emoções é o que agiganta o palco de todos nós, em uma noite de glória e brilho para todos”, finaliza Antônio Marcelo.

Serviço

Dia do Teatro Cearense: Solenidade de entrega do Prêmio Quimeras de Teatro e Troféu J. Cabral
Quando: 7 de maio (sábado), às 19h
Onde: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Classificação: Livre
Duração: 1h40min
Outras info.: (85) 98710-9434 / 99821-3259 (WhatsApp)
* Obrigatória a apresentação de comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (mínimo de duas doses), acompanhado documento oficial com foto