Município de Jardim, no Centro Sul, vai ganhar nova Unidade de Saúde

9 de maio de 2022 - 10:55 # # # #

Eudes Brasil – Ascom/SOP -Texto

O antigo prédio está passando por uma reestruturação e ficará com quase o triplo do tamanho original, o que vai contribuir para a redução dos deslocamentos da população, que busca atendimento emergencial em Barbalha

Jardim é a segunda cidade mais antiga da região Sul do Ceará, e está localizada a 542,04 km de Fortaleza. O município vai ganhar uma nova Unidade Assistencial de Saúde que será entregue ainda este ano pelo Governo do Ceará. O prédio de 640 m², que abrigava a antiga Unidade Mista de Saúde Wilson Roriz, fundada no final dos anos 1970, está passando por uma obra de reforma e ampliação.

O antigo prédio funcionou como Unidade de Saúde no atendimento à população até o final dos anos 1980. Depois disso, abrigou também o Posto de Saúde e, atualmente, estava fechado, funcionando apenas como garagem de ônibus escolar.

Recentemente, o Governo do Ceará atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores de Jardim, que muitas vezes precisavam procurar atendimento em Barbalha, elaborou um projeto para aproveitar aquele espaço na construção de um novo equipamento de Saúde para o município.

“O Cariri, nos últimos 30 anos, se desenvolveu muito. Mas, por outro lado, Jardim não acompanhou o crescimento da região. O nosso hospital é muito precário, o que aumenta o anseio da população por melhorias na estrutura da saúde do município. Para o povo, essa é a obra mais importante que temos atualmente. A nossa intenção é manter um atendimento médico bem mais amplo para a população quando a nova Unidade de Saúde estiver em funcionamento”, relata o prefeito de Jardim, Anizário Jorge Costa.

O novo espaço terá área acrescida de 955 m², que somando a edificação existente vai totalizar 1.595 m², onde a população poderá contar com uma estrutura mais moderna e adequada para os atendimentos de emergência, diminuindo a necessidade do deslocamento para outros municípios.

O projeto foi elaborado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), que preservou as características principais do antigo prédio agregando outras edificações ao espaço, melhorando a circulação de veículos e pessoas na unidade. Inclusive, criando acesso exclusivo para as ambulâncias separado da entrada utilizada pelos veículos de visitantes e serviços.

“O município de Jardim é porta de entrada para o Cariri, ele faz divisa com Porteiras, Jati, Penaforte e com o estado de Pernambuco. Portanto, esta obra depois de concluída, trará mais comodidade para os moradores da região que precisam de atendimento de saúde”, afirma o superintendente adjunto de edificações da SOP, Caio Timbó.

A nova Unidade terá a estrutura necessária para realizar atendimentos ambulatoriais e ser capaz de receber casos de emergência de menor complexidade. O novo equipamento vai contar com recepção, brinquedoteca, classificação de risco, wc feminino e wc masculino público, wc feminino e wc masculino acessível, assistente social, same, arquivo, sala de gesso, sala de sutura, laboratório, almoxarifado, esterilização, expurgo, sala de reanimação, sala de equipamento, sala de utilidades, almoxarifado, local reservado para ambulâncias, banheiro acessível, recepção 1 e recepção 2, 3 consultórios de clínica geral, 3 consultórios de pediatria, 1 consultório odontológico, farmácia, sala de medicação e nebulização, sala de raio x, copa, wc masculino e wc feminino para funcionários, cozinha e lavanderia.

A obra conta com investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões e, atualmente, está passando de 50% de apronto. A SOP é responsável pela fiscalização dos trabalhos, onde estão sendo executados serviços de conclusão da cobertura, impermeabilização das calhas, reboco, piso, instalações elétricas e hidrossanitárias das edificações e piso intertravado área externa.