“Papo Saúde” desta terça-feira (10) aborda a importância dos cuidados contra o mosquito Aedes aegypti

9 de maio de 2022 - 15:19 # # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
: Júlio Lopes - Arte gráfica

Desde o início do ano, o Ceará registra chuvas com mais frequência. Para o trimestre que acaba em maio, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 45% de precipitações dentro da normalidade e 20% acima do normal, situação promissora em comparação com os anos anteriores.

As chuvas que aliviam a aridez, no entanto, podem formar um cenário propício para o aumento de dengue, zika e chikungunya, arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti diante de água parada em reservatórios desprotegidos.

De acordo com boletim epidemiológico mais recente da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), somente nas duas primeiras semanas de 2022, por exemplo, o Ceará registrou um crescimento de 503,5% de casos notificados em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Por isso, é preciso que toda a população colabore para evitar o acúmulo de água em recipientes sem proteção – sejam nas casas, nas empresas ou nos condomínios.

Para discutir sobre os cuidados, os esforços do poder público para conter o avanço das doenças e como tratar pacientes acometidos por elas, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, realiza, nesta terça-feira (10), o Papo Saúde com o tema Arboviroses: não podemos descuidar. A transmissão ao vivo será feita no perfil oficial da autarquia no Instagram, a partir das 19h30.

Os convidados para a live são: o orientador da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet) da pasta estadual, Luiz Osvaldo Rodrigues, e o médico infectologista, consultor da ESP/CE e professor da Universidade de Fortaleza(Unifor), Keny Colares. A apresentação é da Gerente de Extensão em Saúde da Escola, Luciana Rocha.

Serviço

“Papo Saúde” – Arboviroses: não podemos descuidar
Quando: terça-feira (10), a partir das 19h30
Onde: perfil oficial da ESP/CE no Instagram