Professora Sofia Lerche Vieira recebe título de Conselheira Honorária do CEE

9 de maio de 2022 - 11:44 # # # #

Ascom CEE - Texto e foto

Em solenidade marcada pela emoção e depoimentos sobre trajetórias vitoriosas no âmbito da educação, o Conselho Estadual de Educação (CEE) concedeu o título de Conselheira Honorária do órgão à professora doutora Sofia Lerche Vieira. O evento foi realizado na tarde da última quinta-feira (5), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza.

A honraria ofertada à professora Sofia Lerche Vieira constitui-se numa forma de reconhecimento e homenagem à docente após passar a figurar, recentemente, na lista Latin America Top 100 Education Scientists de 2022, ocupando a 74ª posição no ranking. No Ceará, é a única cientista da educação a integrar a seleta lista. A posição conquistada revela sua notoriedade mundial na produção científica no campo da Educação, um feito de grande significado para o estado do Ceará.

Presidente do CEE, a professora Ada Pimentel fez a entrega do título, juntamente com cópia da Resolução CEE nº 500, que determina a concessão da honraria. Em seu discurso, a gestora destacou que a proposta da homenagem à professora Sofia Lerche foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros do CEE e mencionou a trajetória da docente, que partiu da sala de aula para alcançar posição de destaque na Latin America Top 100 Education Scientists de 2022.

A presidente do Conselho lembrou os tempos difíceis vividos por todos diante da pandemia da Covid-19 e enfatizou a alegria com a retomada paulatina das atividades presenciais, inclusive, com a volta dos eventos. “Estamos felizes por festejar esse momento”, disse, aproveitando para mencionar breve trecho de poema escrito por uma poetisa sobralense: “Afastei as cortinas para entrar a luz da manhã, abri as janelas para correr a brisa da manhã, destravei as portas para sentir o cheiro da manhã. Era tarde em mim, mas pude, ainda, descobrir que o amor traz o frescor, mas a coragem faz nascer uma manhã dentro de si”. “A conquista da professora Sofia é a bela manhã que estamos comemorando”.

Ada Pimentel agradeceu a todos pela presença no evento e enalteceu as parcerias do CEE com diversos órgãos para o engrandecimento da educação no Ceará. A gestora concluiu seu discurso relatando depoimento do professor Custódio Almeida, presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp) do Conselho, quando da aprovação da homenagem à professora Sofia Lerche Vieira em reunião plenária. “O que inspira é o que transcende. Sofia é uma educadora intensa e intensidade é o que transcende. Ela é inquieta. Não se contenta em ensinar, mas quer que os estudantes aprendam. Assim, ela também transcende. Ela é pesquisadora nata. Não é instrutivista. Assim, ela transcende para a formação. Ela é curiosa e sabe escutar. Dessa modo, ela valoriza a diferença e transcende para o outro”.

Ao falar sobre a homenagem, a professora Sofia Lerche Vieira agradeceu a iniciativa dos conselheiros do CEE. “É uma grande honra e uma grande alegria receber esse título”, destacou, comentando que sua trajetória foi construída por afetos, conexões sociais e profissionais. “A forma com a gente entrelaça essas conexões é que torna a nossa vida motivo de expressão e reconhecimento”.

Presente ao evento, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, foi o último a falar. Na oportunidade, parabenizou a professora Sofia Lerche Vieira pela homenagem recebida, enfatizou a importância e a contribuição da docente para a universidade e lembrou que a Uece hoje vive um tempo além da formação, atingindo a maturidade acadêmica.

A solenidade foi concluída com o tradicional “Parabéns pra você” para a professora Sofia Lerche Vieira, que mudou de idade na mesma data da homenagem. Posteriormente, todos os presentes se dirigiram para o hall de entrada da Reitoria da Uece, onde a professora Sofia Lerche Vieira, juntamente com Willana Nogueira e Iasmin Costa, autografaram o livro “Expedição Escolas do Brasil”, organizado pelo trio de educadoras.

Entre as autoridades presentes ao evento, destaque para a presidente da Escola de Gestão Pública (EGPCE), Priscila Dias; a coordenadora-geral do Fórum de Educação do Estado, Ciza Viana; e a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Maria das Graças Bringel Olinda. A conselheira Cristiane Holanda representou a vice-governadoria do Estado. Também estiveram presentes educadores e estudantes de diversas instituições de ensino do Estado.