Bece: Confira os lançamentos de publicações do mês de maio

10 de maio de 2022 - 16:10 # # # #

Ascom Bece -Texto

Com diversos temas, lançamentos de livros inéditos e reedições, marcam a programação de maio da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Os lançamentos contam com a participação de: Nina Rizzi, Ricardo Bezerra, Maria Amélia Mamede, Hélio Sales, Taís Monteiro, Louise Felix, Marília Oliveira e Hélio Sales. A entrada é gratuita.

NERVA

A Bece recebe o lançamento da Revista NERVA no dia 10 de maio, a partir das 16h, na Sala Multiuso. Pensada e produzida para que as obras artísticas de nordestines fecundem novas visualidades, alargando nossas formas de entender o mundo, a revista de 02 edições, visibiliza a produção artística de mulheridades e transgeneridades nordestines. NERVA reúne obras de cerca de 130 artistes em suas duas edições no campo da fotografia, artes visuais, escrita e arte contemporânea; e é uma organização de Taís Monteiro, Louise Felix e Marília Oliveira.

Augusto Pontes, o Amigo Genial

No dia 14 de maio, às 14h, vamos celebrar a vida e obra de Augusto Pontes no lançamento do livro “Augusto Pontes – O Amigo Genial”, organização de Ricardo Bezerra. A coletânea editada pelo Instituto Dragão do Mar, a Secretaria de Cultura do Ceará e pelo Governo do Estado do Ceará reúne 64 autores. O volume traz uma lista com famosos da música, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Téti, Fausto Nilo, Graco Braz Peixoto, familiares, políticos, ativistas, entre outros. O lançamento acontece no Setor Atualidades e conta com a participação de Ricardo Bezerra.

Musicalidade e a arte produzida pela família Silvino é tema de livro

“Uma Família Musical”, livro da jornalista e produtora cultural Maria Amélia Mamede, será lançado no dia 15 de maio, às 10h, no Alpendre da Bece. A obra versa sobre a musicalidade e a arte produzida pela família Silvino, narrando a história de três personagens principais, que são artistas reconhecidos no Ceará: Izaíra, Francisco e Aparecida. Na ocasião, teremos uma contação de história sobre o livro e o show musical que leva o mesmo nome do livro e conta com a presença de Didi Morais(esposo de Izaíra Silvino), Davi (filho de Izaíra Silvino) e José (neto de Izaíra Silvino) e participação de Aparecida Silvino, uma das personagens do livro.

Autismo em pauta

Lançando o seu primeiro livro, Hélio Sales traz a sua biografia no livro “Através da Janela Azul: superações e conquistas de autistas”, com lançamento marcado para o dia 21 de maio, às 16h, na sala Multiuso da Bece. Através de suas aulas de musicoterapia e amor pela leitura, decidiu escrever sua biografia, contando um pouco de sua história, momentos especiais, conflitos internos, família e seus sonhos. A atividade conta com a presença de Hélio, Glairton Santiago, na mediação.

Tiragem comemorativa de Império do Bacamarte, de Joaryvar Macedo

Considerado um marco na historiografia política do estado do Ceará, a relevante obra sobre um recorte importante da história do coronelismo nordestino, “Império do Bacamarte” (1990) de Joaryvar Macedo, será relançado no dia 26 de maio, às 14h, na sala Multiuso da Bece. A tiragem comemorativa, limitada a 1.000 exemplares, foi idealizada pelo produtor cultural Hélio Santos, que estará presente no dia do lançamento. Homenageando o autor, falecido também há três décadas, a reedição apresenta uma nova roupagem com capa e diagramação atualizadas, além da inserção de fotos da época pertencentes aos acervos dos historiadores Daniel Walker (in memorian) e Renato Casimiro. A nova edição conta ainda com análises aprofundadas sobre a obra e o autor, assinadas por Renato Casimiro e Manoel Severo. O livro é o primeiro título lançado pela Ayni Produções Culturais.

Maternidade encarcerada e outras distâncias: poeta Nina Rizzi narra relação entre mãe e criança em seu novo livro

No sábado (28), às 10h, a poeta Nina Rizzi lança o seu primeiro livro infantil intitulado “A melhor mãe do mundo”. Em versos, o livro oferece uma visão do amor materno da perspectiva de uma criança que vive longe de sua mãe. Nesta narrativa cheia de afeto e delicadeza, acompanhamos uma criança que nos apresenta a sua mãe. O livro conta com as ilustrações de Veridiana Scarpelli. Além do lançamento, Nina Rizzi, contará histórias. A atividade acontece no Alpendre.

Protocolo Prevenção a Covid-19

Para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.693, de 14 de abril de 2022. Caso esteja com sintomas de gripe, recomendamos que fique em casa. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.

Serviço

Lançamentos de Publicações – Maio Na Bece
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
(Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).