Cogerh investe em tecnologia de monitoramento de barragens com drones e sensores de última geração

12 de maio de 2022 - 16:13 # # # #

Ascom Cogerh

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) segue investindo em tecnologia de ponta para aumentar sua capacidade operacional e auxiliar no complexo monitoramento de grandes áreas e estruturas hídricas.

Atendendo, desta vez, às necessidades de manutenção e segurança de barragens, a Cogerh está em processo de aquisição de um drone multirotor equipado com sensor LIDAR (no inglês, Light Detection and Ranging), instrumento de última geração que permite modelar qualquer terreno de forma tridimensional.

Orçado em aproximadamente R$ 450 mil reais, o conjunto em processo de aquisição pela Cogerh contempla treinamento para técnicos da companhia e software específico para o processamento dos dados gerados. As informações obtidas terão utilidade no desenvolvimento dos Plano de Segurança de Barragens (PSB), incluindo o Plano de Ação de Emergência (PAE) para as barragens sob responsabilidade da Cogerh.

Conforme explicou o técnico em geoprocessamento da Cogerh, Glauter Coutinho, o drone funciona como uma máquina scanner. “O equipamento emite um número de pulsos de laser em determinada frequência de tempo, capaz de modelar a superfície do terreno tridimensionalmente, permitindo Modelo Digital de Terreno de forma precisa e rápida”, explicou Glauter sobre o funcionamento do equipamento.

O geógrafo e assistente da diretoria de Operações da Cogerh, Rodrigo Cavalcante, explica que um dos principais benefícios da aquisição do Drone Lidar será o salto na qualidade das ações realizadas e a precisão nos dados obtidos, tudo aliado à tecnologia de ponta. “A tecnologia Lidar vai nos auxiliar a obter modelos digitais de elevação sem a interferência de estruturas ou vegetações que possam existir no barramento e na região a jusante da barragem, otimizando resultados e colocando a Cogerh em um patamar de excelência”, esclareceu Rodrigo sobre a finalidade prática do equipamento.

As imagens geradas pelo drone vão auxiliar principalmente o setor de segurança e infraestrutura hídrica, onde a aquisição do equipamento é fundamental para obtenção de informações específicas, como melhor análise de condições de barragens e levantamentos aerofotogramétricos com maior rendimento e em menor tempo.“As informações geradas como resultado pelo uso desse equipamento serão, sem dúvidas, essenciais para a correta tomada de decisão durante nosso planejamento de ações, além de uma melhoria na eficiência das equipes da Cogerh”, concluiu Rodrigo.

Gestão Hídrica aliada a equipamentos modernos

O monitoramento remoto com auxílio de equipamentos de alta tecnologia é parte da política de crescimento da Companhia. Ainda em 2019, foi dado passo inicial rumo ao processo de intensa modernização de metodologias de trabalho. Na ocasião, a Cogerh passou a ter acesso diário a imagens de satélite PLANET, fundamentais para auxiliar na identificação de áreas sujeitas a fiscalização.

Na água, equipamentos modernos também estão à disposição. Kits de batimetria também foram adquiridos em 2020, equipados com GPS de alta qualidade. Estes instrumentos ajudam a ter real noção do volume dos reservatórios, embasando decisões importantes no âmbito da gestão dos recursos hídricos.

O drone com sensor Lidar é mais um equipamento de alta tecnologia adquirido para auxílio na gestão dos recursos hídricos. Além dele, a Cogerh dispõe de mais quatro drones multirotores e um drone de asa fixa.