Programação para toda a família reúne música, design de joias e palhaçaria no Complexo Cultural Estação das Artes deste domingo

12 de maio de 2022 - 11:58 # # # #

Ascom Secult

Feira gastronômica, grupo de palhaçaria, conversa sobre design de joias e música são os destaques da edição desta semana do Domingo na Estação

Os domingos têm sido bem mais divertidos desde o início das programações gratuitas no Complexo Cultural Estação das Artes. E neste (15/05), não será diferente! O público está convidado a curtir as atrações que se reúnem neste lugar de profusão cultural recém-inaugurado no centro de Fortaleza com portas abertas de 9h às 12h. O espaço integra hoje a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante, após investimento do Governo do Ceará.

O público será recepcionado com muita música brasileira pelo DJ Tai e seu som que reúne desde clássicos até as mais atuais produções musicais. Também durante toda a manhã de domingo, assim que os portões abrirem, todos poderão desfrutar da Feirinha Gastronômica e adquirir delícias como cuscuz, tapioca, acarajé, sorvete, bebidas e outros produtos. Tudo pensado a partir de uma curadoria do Mercado Gastronômico para valorizar a cultura alimentar cearense com pequenos empreendedores que movimentam a cadeia produtiva local.

As joias da natureza de Antônio Rabelo

Também neste domingo, o Centro de Design do Ceará oferece uma Apresentação de Portfólio com o designer de joias, artesão e artista plástico Antônio Rabelo, de Quixeramobim. Com traços exclusivos da arte sertaneja, o designer transforma o que encontra na caatinga do sertão central em joias preciosas. As matérias-primas de suas coleções vão desde minerais, como turmalina e citrino, a espinhos de mandacaru e de cactos nativos. Além disso, o designer também usa de sua experiência no contexto do semiárido para orientar futuros artesãos.

Na ação no Centro de Design, Rabelo compartilhará os trabalhos desenvolvidos ao longo de sua carreira como designer e suas inspirações na cultura nordestina. O artista ainda comentará sobre o projeto social “Nós da Comunidade”, no qual incentiva artistas, empresários e demais interessados a participar do processo de formação social da comunidade em Quixeramobim, ministrando cursos gratuitos e viabilizando oficinas nas mais diversas áreas.

Diversão para a família

A alegria está garantida com o grupo “As 10 Graças de Palhaçaria”, em uma parceria com o SESC Ceará. Desde 2012, os integrantes se dedicam a pesquisar e difundir as potências do palhaço, tendo a rua como local de experimentação, pesquisa e criação e de seus trabalhos. É nela que o grupo explora limites, questiona padrões e transgride convenções sociais, artísticas e políticas.

Para este Domingo na Estação, as 10 Graças apresentam o espetáculo “Mais Uma Grande Besteira”, que convida o público de todas as idades a se divertir do banal, da queda, do erro e, assim, entrar em contato com a brincadeira e o riso descompromissado, leve e gratuito

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

O espaço abre ao público aos domingos com uma programação cultural gratuita, realizada das 9h às 12h. O projeto “Domingo na Estação” tem a proposta de apresentar o complexo cultural em uma construção coletiva desses espaços com o público cearense, além de oferecer atividades de lazer.

Com 67 mil m2, o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria
da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE).

Serviço:

Domingo na Estação
Dia: 15/05/2022
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a covid-19 conforme decreto
estadual vigente

Programação completa

9h às 12h – Feirinha gastronômica
Local: Mercado Gastronômico

9h às 12h – DJ Tai
Local: Gare
9h às 10h – Espetáculo de teatro infantil “Mais uma grande besteira”, com As 10 Graças de Palhaçaria – parceria SESC
Local: Gare
10h às 11h – Ação “Que Design?” – Edição Design de Joias
Apresentação de Portfólio com Antônio Rabelo
Local: Centro de Design