Codes/SSPDS realiza solenidade de posse de novos conselhos comunitários em Itapipoca

13 de maio de 2022 - 16:57 # # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a posse de três novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) em Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do estado. O evento foi realizado na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município.

Os novos conselhos possibilitarão o desenvolvimento de estratégias específicas para as comunidades de Baleia, Júlio II e Marinheiros. Durante a solenidade, foi formalizada a adesão de um total de 30 novos conselheiros que integrarão os novos CCDSs. Os trabalhos dos conselhos visam o planejamento de iniciativas e o desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à criminalidade, com ênfase na cultura de paz.

De acordo com o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, a implantação dos novos conselhos possibilitará o engajamento da sociedade no combate à violência. “São 30 conselheiros de defesa social que atuarão diretamente no apoio às políticas de segurança pública na região, trabalhando principalmente no vetor na prevenção social do crime de violências”, disse.

O coronel ressaltou, ainda, a importância da estrutura para a propagação da cultura de paz. “A expectativa é que nós possamos estruturar uma rede de ativismo de apoio comunitário, ajudando a diagnosticar, priorizar e resolver problemas relacionados à segurança pública, à defesa social, à cidadania, mobilizando as forças locais nesse ativismo do bem”, completou o coordenador ao informar que há estudos para a viabilidade da implantação de outros conselhos comunitários na região, por meio da formatação de consórcios e redes de ativismo comunitário.

Além da Codes/SSPDS, participaram do evento desta sexta-feira instituições como Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Autarquia de Trânsito, Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria da Assistência Social, bem como representantes comunitários.